Friburgo teve redução de furtos mas aumento de estupros em outubro

ISP divulga dados da violência; pandemia e quarentena podem tercontribuído para redução de índices
quarta-feira, 02 de dezembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Friburgo teve redução de furtos mas aumento de estupros em outubro

O Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) divulgou dados recentes sobre a criminalidade no estado. No site do instituto também é possível observar os números relativos ao município de Nova Friburgo. É possível observar que de janeiro a outubro deste ano os principais crimes cometidos tiveram redução. Ainda não se sabe o motivo, mas acredita-se que a pandemia do coronavírus tenha contribuído para a baixa nos índices, assim como a intensificação das ações das polícias Militar e Civil, no município.

Com relação ao tráfico de drogas, principal desafio elencado das forças de segurança locais, foram 221 apreensões em outubro de 2019 e 261 em outubro de 2020. Quando comparado o intervalo de janeiro a outubro, percebe-se uma ligeira redução de ocorrências. Enquanto em 2019 foram 937 apreensões, em 2020 computaram-se 883. As apreensões estão distribuídas entre posse de drogas, sem autor, tráfico e auto de apreensão de adolescente por prática infracional.

Nos crimes autuados em flagrante, a redução já é mais significativa. Em outubro do ano passado foram 52 ocorrências enquanto este ano foram 38. De janeiro a outubro de 2019, no entanto, houve um aumento em relação a 2020. No ano passado, foram 471 ocorrências e 484 este ano.

O índice de estupros aumentou comparando os meses de outubro de 2020 e 2019. No ano passado não houve registros no mês de outubro, enquanto este ano foram quatro ocorrências. No intervalo de janeiro a outubro, em 2019 foram 52 casos e em 2020 o número de registros caiu para 49.

Com relação a crimes de furtos, o mês de outubro teve poucas ocorrências em relação ao último ano. Em 2019, foram 45 furtos e neste ano, apenas nove. No intervalo de janeiro a outubro de 2019, foram 377 e em 2020 foram 115 registros.

O ISP informou que totalizou 16 roubos em outubro de 2019, e este ano, apenas cinco. A incidência de roubos diminuiu muito, como mostrou a comparação de janeiro a outubro deste ano com a do ano passado. Em 2019, foram 173 ocorrências, contra 58 em 2020.

O ISP também revelou o total de tentativas de homicídio no município. Em outubro de 2019 foram quatro, enquanto em 2020 foram sete ocorrências registradas. No apanhado geral, entre janeiro e agosto, 2020 também registrou aumento. Em 2019, foram 32 tentativas de homicídio enquanto este ano foram 45 ocorrências.

 

LEIA MAIS

Serão liberados R$ 150 milhões para financiar projetos nos municípios

Polícias Civil e Militar fizeram comunicado sobre mensagens compartilhadas em redes sociais sobre possível massacre de estudantes em Nova Friburgo

Município é o 4º que mais socorre vítimas de agressores na Região Serrana; 11º BPM ganhará picape 4x4 para locais de difícil acesso

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança