Friburgo teve redução de furtos mas aumento de estupros em outubro

ISP divulga dados da violência; pandemia e quarentena podem tercontribuído para redução de índices
quarta-feira, 02 de dezembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Friburgo teve redução de furtos mas aumento de estupros em outubro

O Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) divulgou dados recentes sobre a criminalidade no estado. No site do instituto também é possível observar os números relativos ao município de Nova Friburgo. É possível observar que de janeiro a outubro deste ano os principais crimes cometidos tiveram redução. Ainda não se sabe o motivo, mas acredita-se que a pandemia do coronavírus tenha contribuído para a baixa nos índices, assim como a intensificação das ações das polícias Militar e Civil, no município.

Com relação ao tráfico de drogas, principal desafio elencado das forças de segurança locais, foram 221 apreensões em outubro de 2019 e 261 em outubro de 2020. Quando comparado o intervalo de janeiro a outubro, percebe-se uma ligeira redução de ocorrências. Enquanto em 2019 foram 937 apreensões, em 2020 computaram-se 883. As apreensões estão distribuídas entre posse de drogas, sem autor, tráfico e auto de apreensão de adolescente por prática infracional.

Nos crimes autuados em flagrante, a redução já é mais significativa. Em outubro do ano passado foram 52 ocorrências enquanto este ano foram 38. De janeiro a outubro de 2019, no entanto, houve um aumento em relação a 2020. No ano passado, foram 471 ocorrências e 484 este ano.

O índice de estupros aumentou comparando os meses de outubro de 2020 e 2019. No ano passado não houve registros no mês de outubro, enquanto este ano foram quatro ocorrências. No intervalo de janeiro a outubro, em 2019 foram 52 casos e em 2020 o número de registros caiu para 49.

Com relação a crimes de furtos, o mês de outubro teve poucas ocorrências em relação ao último ano. Em 2019, foram 45 furtos e neste ano, apenas nove. No intervalo de janeiro a outubro de 2019, foram 377 e em 2020 foram 115 registros.

O ISP informou que totalizou 16 roubos em outubro de 2019, e este ano, apenas cinco. A incidência de roubos diminuiu muito, como mostrou a comparação de janeiro a outubro deste ano com a do ano passado. Em 2019, foram 173 ocorrências, contra 58 em 2020.

O ISP também revelou o total de tentativas de homicídio no município. Em outubro de 2019 foram quatro, enquanto em 2020 foram sete ocorrências registradas. No apanhado geral, entre janeiro e agosto, 2020 também registrou aumento. Em 2019, foram 32 tentativas de homicídio enquanto este ano foram 45 ocorrências.

 

LEIA MAIS

Em comparação com janeiro do ano passado, no estado, índice de crimes violentos aumentou

Presença ostensiva de agentes de segurança ajuda a inibir atos ilícitos

Arco Metropolitano deve receber investimento em segurança para coibir extravio de mercadorias

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Segurança