Friburgo tem campanha para doação de sangue neste sábado

Com estoque em 60%, Hemorio necessita sobretudo de doadores de sangue O negativo
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Friburgo tem campanha para doação de sangue neste sábado

Com o slogan “”Doe sangue hoje para alguém que precisa, pois amanhã você pode precisar”, o Hemocentro de Nova Friburgo promoverá mais um mutirão de doação de sangue neste sábado, 28. Os doadores serão atendidos das 8h às 13h. Há a expectativa de que os friburguenses possam aderir em peso e normalizar o estoque da unidade nesta semana do doador instituída por celebrar-se hoje, 25, o Dia Nacional do Doador de Sangue.      

No município, segundo a médica Karla Bayer Mendonça, responsável técnica do hemocentro regional, o estoque atualmente está em 60%, o que ela considera abaixo do ideal. Ela observa que há a necessidade de que os doadores de sangue dos tipos negativos, em especial O negativo, se sensibilizem com a campanha.

Karla garante que o hemocentro cumprirá todas as regras sanitárias para evitar o contágio da Covid-19. “Instituímos desde o início da pandemia o espaçamento entre os voluntários durante a espera, obrigatoriedade do uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão, higienização recorrente das superfícies com álcool à 70% ou outras soluções apropriadas aos materiais e agendamento do horário da doação”, enumera. 

Ainda de acordo com a responsável técnica pelo hemocentro, nos primeiros meses de pandemia os estoques estiveram críticos em vários momentos, pois houve uma queda apenas parcial à demanda. “Há, porém, muitos cidadãos solidários que sempre respondem às solicitações do hemocentro. Este é um traço marcante de nossa população, a resposta em comparecer e se disponibilizar a doar. Lançamos chamados em mídias sociais ao percebermos queda nos estoques e nas doações, e em 100% das vezes recebemos o retorno da população, mesmo daqueles que não são doadores frequentes”, conta a médica.

     Além de Nova Friburgo, o hemocentro abastece outros dez municípios da região. Por isso, é importante que doadores dos municípios vizinhos também façam sua doação. O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins funciona em anexo ao Hospital Raul Sertã, na Rua General Osório, 324, no Centro, com entrada também pela Avenida Rui Barbosa. Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou do responsável), pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, alimentado e descansado por seis horas no mínimo, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, não estar gripado ou com febre e portar documento de identidade com foto, podendo ser as carteiras de identidade, de habilitação, trabalho ou ainda passaporte. Também não há a necessidade de estar em jejum. É  preciso não ter ingerido alimentos gordurosos leite, derivados e ovos, nas três horas que antecedem a doação. Mais informações pelo telefone (22) 2523-8084.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde