Friburgo tem campanha para doação de sangue neste sábado

Com estoque em 60%, Hemorio necessita sobretudo de doadores de sangue O negativo
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Friburgo tem campanha para doação de sangue neste sábado

Com o slogan “”Doe sangue hoje para alguém que precisa, pois amanhã você pode precisar”, o Hemocentro de Nova Friburgo promoverá mais um mutirão de doação de sangue neste sábado, 28. Os doadores serão atendidos das 8h às 13h. Há a expectativa de que os friburguenses possam aderir em peso e normalizar o estoque da unidade nesta semana do doador instituída por celebrar-se hoje, 25, o Dia Nacional do Doador de Sangue.      

No município, segundo a médica Karla Bayer Mendonça, responsável técnica do hemocentro regional, o estoque atualmente está em 60%, o que ela considera abaixo do ideal. Ela observa que há a necessidade de que os doadores de sangue dos tipos negativos, em especial O negativo, se sensibilizem com a campanha.

Karla garante que o hemocentro cumprirá todas as regras sanitárias para evitar o contágio da Covid-19. “Instituímos desde o início da pandemia o espaçamento entre os voluntários durante a espera, obrigatoriedade do uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão, higienização recorrente das superfícies com álcool à 70% ou outras soluções apropriadas aos materiais e agendamento do horário da doação”, enumera. 

Ainda de acordo com a responsável técnica pelo hemocentro, nos primeiros meses de pandemia os estoques estiveram críticos em vários momentos, pois houve uma queda apenas parcial à demanda. “Há, porém, muitos cidadãos solidários que sempre respondem às solicitações do hemocentro. Este é um traço marcante de nossa população, a resposta em comparecer e se disponibilizar a doar. Lançamos chamados em mídias sociais ao percebermos queda nos estoques e nas doações, e em 100% das vezes recebemos o retorno da população, mesmo daqueles que não são doadores frequentes”, conta a médica.

     Além de Nova Friburgo, o hemocentro abastece outros dez municípios da região. Por isso, é importante que doadores dos municípios vizinhos também façam sua doação. O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins funciona em anexo ao Hospital Raul Sertã, na Rua General Osório, 324, no Centro, com entrada também pela Avenida Rui Barbosa. Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou do responsável), pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, alimentado e descansado por seis horas no mínimo, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, não estar gripado ou com febre e portar documento de identidade com foto, podendo ser as carteiras de identidade, de habilitação, trabalho ou ainda passaporte. Também não há a necessidade de estar em jejum. É  preciso não ter ingerido alimentos gordurosos leite, derivados e ovos, nas três horas que antecedem a doação. Mais informações pelo telefone (22) 2523-8084.

 

LEIA MAIS

Um deles é na Região Serrana, que já tem 4 pessoas positivadas para a doença, uma delas em Friburgo

Infecção de homem adulto já é um dos 3 positivos na Região Serrana. Laboratórios examinam 408 em todo o estado, dos quais 33 são classificados como “prováveis”

Paciente é um homem na faixa etária de 50 a 59 anos; ele já se recupera e está em isolamento

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 77 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde