Com o slogan “”Doe sangue hoje para alguém que precisa, pois amanhã você pode precisar”, o Hemocentro de Nova Friburgo promoverá mais um mutirão de doação de sangue neste sábado, 28. Os doadores serão atendidos das 8h às 13h. Há a expectativa de que os friburguenses possam aderir em peso e normalizar o estoque da unidade nesta semana do doador instituída por celebrar-se hoje, 25, o Dia Nacional do Doador de Sangue.
No município, segundo a médica Karla Bayer Mendonça, responsável técnica do hemocentro regional, o estoque atualmente está em 60%, o que ela considera abaixo do ideal. Ela observa que há a necessidade de que os doadores de sangue dos tipos negativos, em especial O negativo, se sensibilizem com a campanha.
Karla garante que o hemocentro cumprirá todas as regras sanitárias para evitar o contágio da Covid-19. “Instituímos desde o início da pandemia o espaçamento entre os voluntários durante a espera, obrigatoriedade do uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão, higienização recorrente das superfícies com álcool à 70% ou outras soluções apropriadas aos materiais e agendamento do horário da doação”, enumera.
Ainda de acordo com a responsável técnica pelo hemocentro, nos primeiros meses de pandemia os estoques estiveram críticos em vários momentos, pois houve uma queda apenas parcial à demanda. “Há, porém, muitos cidadãos solidários que sempre respondem às solicitações do hemocentro. Este é um traço marcante de nossa população, a resposta em comparecer e se disponibilizar a doar. Lançamos chamados em mídias sociais ao percebermos queda nos estoques e nas doações, e em 100% das vezes recebemos o retorno da população, mesmo daqueles que não são doadores frequentes”, conta a médica.
Além de Nova Friburgo, o hemocentro abastece outros dez municípios da região. Por isso, é importante que doadores dos municípios vizinhos também façam sua doação. O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins funciona em anexo ao Hospital Raul Sertã, na Rua General Osório, 324, no Centro, com entrada também pela Avenida Rui Barbosa. Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou do responsável), pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, alimentado e descansado por seis horas no mínimo, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação, não estar gripado ou com febre e portar documento de identidade com foto, podendo ser as carteiras de identidade, de habilitação, trabalho ou ainda passaporte. Também não há a necessidade de estar em jejum. É preciso não ter ingerido alimentos gordurosos leite, derivados e ovos, nas três horas que antecedem a doação. Mais informações pelo telefone (22) 2523-8084.
Deixe o seu comentário