Friburgo tem 84% da população-alvo imunizada e soma 12 dias sem mortes por Covid

Maioria dos pacientes internados com a doença não foi vacinada
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Aferição de temperatura em entrada de shopping em Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Aferição de temperatura em entrada de shopping em Nova Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), até esta quinta-feira, 18, dados do Sivep-Gripe indicavam que a maioria das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causadas pela Covid-19, eram de pacientes não vacinados ou com esquema vacinal incompleto. Os mais acometidos são os adultos com 49 anos ou menos. Os dados reforçam ainda mais a importância de se completar o ciclo vacinal, além da dose de reforço.

“Esses dados comprovam que quem recebe todos os imunizantes está mais protegido em relação aos não vacinados. O avanço na vacinação fez com que as internações hospitalares caíssem, levando a nossa taxa de ocupação para patamares bem baixos. A ocupação nas enfermarias está em 16,5%, e nas UTIs, em 28,4%”, destaca o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Ainda de acordo com o levantamento, na faixa etária de 49 anos ou menos, 42,59% não foram vacinados, 39,57% de forma parcial e 9,82% completaram o ciclo. Os adultos entre 50 e 64 anos, 23,7% não se imunizaram, 27,81% receberam uma dose e 19, 01% as duas. Já o grupo de idosos que mais recebeu a dose de reforço foi o de 80 a 84 anos, com uma cobertura de 95,1%, vindo depois do grupo de 70 a 74, com 55,4% de imunização contra a Covid-19. O secretário estadual de Saúde ressalta também a importância da população receber a dose de reforço, disponível nos postos de saúde, e continuar mantendo as medidas de prevenção.

“Até o momento, apenas 10,6% dos idosos com idade entre 60 e 64 anos receberam as doses de reforço no estado, conforme registros do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e 31,9%, entre 65 e 69 anos. Coberturas que precisam aumentar para garantir imunidade completa. A pandemia ainda não acabou, por isso é importante também que a população continue mantendo as medidas de prevenção”, adverte Chieppe.

Vacinação em Nova Friburgo

Nova Friburgo totalizou 310.020 vacinas utilizadas até o último dia 18. Deste total, 154.227 vacinas foram aplicadas para primeira dose e 134.405 para a segunda. Para dose única, foram aplicadas 4.360 e 17.080 de terceira dose. Ainda até a quinta-feira passada, 84,05% da população-alvo, ou seja, pessoas acima de 12 anos, haviam sido totalmente vacinadas (receberam as duas doses ou a dose única).

Graças ao avanço da imunização no município, nas últimas semanas houve uma drástica redução nas taxas de ocupação de leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19, seja no Hospital Municipal Raul Sertã, ou nos outros três hospitais particulares da cidade. O número de óbitos também vem sendo reduzido significativamente, o que também pode ser creditado ao alto percentual de imunização em Nova Friburgo.

A secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, salienta que todos devem fazer a sua parte e não deixar de se vacinar. "Caso ainda não tenha recebido nem a primeira dose, fique atento ao cronograma de vacinação divulgado semanalmente pela prefeitura e não deixe de se imunizar na próxima repescagem. Fique atento também à data prevista para a sua segunda dose e não deixe de retornar à unidade de saúde para a segunda aplicação. O mesmo vale para a dose de reforço, agora autorizada pelo Ministério da Saúde a todas as pessoas com mais de 18 anos de idade", disse Nicole.

Boletim

De acordo com o boletim sobre a Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo na última segunda-feira, 22, subiu para 25.784 o número total de casos confirmados da doença no município. Do total de infectados, 851 são profissionais de saúde, com seis óbitos confirmados na categoria. Ao todo, o município registra 864 mortes, ou seja, 12 dias seguidos sem mortes registradas.

Nova Friburgo contabiliza ainda outros cinco pacientes com suspeita da doença. Destes, um está internado e ainda há quatro óbitos em investigação. A prefeitura também informou o registro de 14.696 pacientes recuperados e 24.183 casos descartados. Ainda de acordo com o boletim, ao todo, 49.972 testes de Covid-19 foram realizados no município até agora, sendo que 51,59% testaram positivo.

Ainda de acordo com o boletim, a taxa média de ocupação nos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 nesta segunda-feira, nos hospitais locais, foi de 0%. Já nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação foi de 9,40%: (Raul Sertã: 27,30%); (Unimed: 0%); (São Lucas: 0%); (Serrano: 0%). Do total de 32 leitos, três estavam ocupados.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra