Friburgo sem previsão de quando população em geral, inclusive idosos, será imunizada

Secretaria de Saúde divulga cronograma de vacinação contra a Covid apenas para grupos prioritários, por enquanto
terça-feira, 02 de fevereiro de 2021
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Vacinação de interna do Laje, no último dia 20 (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Vacinação de interna do Laje, no último dia 20 (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Após o balanço divulgado no último sábado, 30, pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, com relação à vacinação contra a Covid-19 no município, grande parcela da população friburguense ainda ficou com muitas dúvidas referentes ao tema, especialmente  quanto ao cronograma de imunização. O governo municipal se pronunciou novamente nesta terça-feira, 2, para esclarecer essas e outras questões.

Segundo a prefeitura, até o momento, o Ministério da Saúde, por meio do Governo do Estado do Rio, disponibilizou ao município, até agora, 4.135 doses dos dois tipos de vacinas: a Coronavac (2.015 unidades) e a da AstraZeneca (2.120). A expectativa é  que mais frascos  cheguem ainda esta semana, uma vez que o prazo para tomar a segunda dose da Coronavac é de 28 dias (a imunização teve início em Nova Friburgo no último dia 20 de janeiro). 

Confira o calendário de vacinação (sujeito a alterações):

Ainda de acordo com o Executivo Municipal, os critérios adotados para a execução da estratégia de vacinação seguirão as normas e determinações estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, inclusive os públicos-alvo para cada etapa e o cronograma.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que a execução do referido cronograma está sujeito a alterações conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, e de acordo com o abastecimento de imunobiológicos nas quantidades necessárias. A execução dos períodos de vacinação depende do abastecimento de novas doses da vacina pelo Ministério da Saúde.

População em geral ainda sem previsão

Seguindo as diretrizes federais, a Prefeitura de Nova Friburgo irá divulgar de forma permanente em seu site, no Portal da Transparência, dados como: locais, número de profissionais e asilados vacinados em cada unidade em que ocorreu a imunização. O Ministério da Saúde, por meio do DataSUS, disponibilizará às secretarias estaduais e municipais de Saúde o modelo de divulgação de dados referentes à Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, sem identificar o cidadão, respeitando o dispositivo da Lei n°13.709, de 14 de agosto de2018, conhecida como a Lei de Proteção de Dados Pessoais.

A secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, destaca que “é importante mantermos a população informada sobre todo o processo da vacinação e, por isso, é importante esclarecer que, em relação ao cronograma com andamento das etapas do público-alvo, a quantidade de doses e o tipo de vacina que o município receberá dependerão exclusivamente das determinações do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado, que ainda não definiram essas questões. Ou seja, não há previsão de quando a população em geral será vacinada”, disse ela.

A secretária destacou ainda a importância de se manter o uso da máscara, do álcool em gel, além do isolamento social como medidas preventivas importantes ao combate à Covid-19. 

Linha de frente

A prefeitura esclareceu outra dúvida muito comum, em relação aos profissionais da área da saúde que estão sendo vacinados e que fazem parte, neste momento, do público-alvo da imunização. Conforme recomenda e determina o Ministério da Saúde, que não classifica por categorias esses profissionais a serem vacinados, todos os trabalhadores que lidam diretamente com pacientes de Covid-19 até uma determinada distância (1,5 metro) fazem parte da linha de frente e, por essa razão, devem ser imunizados. Em Nova Friburgo, o número de pessoas vacinadas entre profissionais e asilados chega a 2.360.

Estado inicia nova distribuição de vacinas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou nesta terça, 2, a entrega da segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para os 92 municípios do Estado. As 244.560 doses do imunizante são reforço da primeira dose disponibilizada para as secretarias municipais de Saúde, no último dia 19 de janeiro, garantindo que o esquema vacinal seja cumprido no intervalo de 21 dias.

Uma nova remessa, com 42.400 doses de CoronaVac, também será enviada aos municípios para que sejam utilizadas como 1ª dose, ampliando a cobertura do público prioritário, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e orientação da SES aos municípios. O quantitativo referente à segunda dose para essas pessoas está reservado e será enviado dentro do prazo para aplicação.

Balanço da vacinação no estado

Até as 18h da última segunda-feira, 1º de fevereiro, 89 municípios registraram 222.300 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do Estado.

 

 

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra