Grandes e persistentes áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre o Sudeste brasileiro nesta primeira semana de março por causa de outra frente fria que chegou na costa da região no último domingo, 1º, causando chuvas intermitentes em Nova Friburgo entre segunda-feira, 2 e terça-feira, 3, sem registro de ocorrências pela Defesa Civil municipal. Além disso, áreas de baixa pressão atmosférica se formaram no interior do Sudeste e também junto à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. A circulação de ventos na média atmosférica (em torno de cinco quilômetros de altitude) colaborou para formar e manter estas áreas de instabilidade.
Segundo o site especializado em meteorologia Climatempo, pelo menos até a próxima sexta-feira, 6, todos o estados da Região Sudeste poderão ter chuvas fortes, com raios e rajadas de vento, mas também há a previsão de chuva moderada e prolongada por várias horas. Há risco de alagamentos nos centros urbanos, transbordamento de rios e córregos e, deslizamentos de terra e encostas em áreas de risco.
Ainda de acordo com o site, a previsão do fim de semana em Nova Friburgo é de sol com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite, podendo ser registrados cinco milímetros.
Nota técnica
A Defesa Civil de Nova Friburgo informou na última segunda-feira, 2, que recebeu dos principais órgãos de monitoramento e previsões meteorológicas, alertas de chuvas intensas para esta semana. O órgão reforça que está à disposição da população pelo telefone de emergência 199 e pede ainda à população que esteja atenta às informações oficiais para, caso necessário, os procedimentos iniciais sejam feitos.
Deixe o seu comentário