Friburgo já tem duas pessoas vacinadas contra a Covid-19

Primeiras doses chegam e continuarão sendo aplicadas nesta quarta em abrigos de idosos
terça-feira, 19 de janeiro de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O fiscal sanitário Renê Américo Folly, de 74 anos, recebe a primeira dose (Fotos: Henrique Pinheiro)
O fiscal sanitário Renê Américo Folly, de 74 anos, recebe a primeira dose (Fotos: Henrique Pinheiro)

A vacinação começou no município de Nova Friburgo na tarde desta terça-feira, 19. Os servidores públicos Renê Américo Folly, de 74 anos, e Odaléa Noel, de 67, foram os primeiros friburguenses vacinados contra a Covid-19, no posto de saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro.

Fiscal sanitário ainda na ativa, Renê foi avisado de ter sido escolhido na própria tarde desta terça, quando estava trabalhando. O servidor não conseguiu deixar de transparecer emoção e gratidão. “Eu fui pego de surpresa pelos membros da Secretaria de Saúde e da (Subsecretaria de) Vigilância em Saúde, ninguém me avisou nada. Eu estava em Campo do Coelho fazendo uma fiscalização e o Fazzoli (Ricardo Fazzoli, subsecretário de Atenção Hospitalar) me ligou e disse que eu seria o primeiro a ser vacinado. Prontamente aceitei”, disse ele.

Odaléa é técnica de enfermagem, servidora pública bastante antiga e atua na sala de vacinação da Policlínica Silvio Henrique Braune.

Nesta quarta, 20, a imunização continuará em diversos abrigos de idosos. Eles fazem parte do público preferencial, bem como profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Penna, reconheceu que o número de doses está aquém do necessário e pediu para que a população não vá para os postos de saúde para se vacinar. “Ainda não temos uma previsão de quando chegará um segundo lote, mas temos a garantia do envio da segunda dose para as 4.030 pessoas que irão se vacinar”, disse ela.

Fabíolo afirmou que o início da vacinação é uma luz no fim do túnel e pediu para que as pessoas que serão imunizadas mantenham as medidas de restrição. “Hoje é um marco, mas não estamos vencendo a pandemia ainda. Dias após tomar a segunda dose é que as pessoas começam a desenvolver uma imunidade maior para a doença, e peço que as pessoas neste intervalo continuem se cuidando. Estamos em fase de pesquisa ainda. É importante lembrar que entre a primeira e segunda dose as pessoas ainda podem se contaminar”, alertou.

O prefeito Johnny Maycon também comemorou o início da vacinação na cidade. Ele disse que o imunizante é um sinônimo de esperança e pediu que a população continue a seguir as restrições sanitárias. “Esse processo e de vacinação não vai ser tão rápido, serão várias etapas. É preciso manter os cuidados. Ainda este ano grande parte da população será imunizada e vai garantir uma segurança de saúde e proteção à população de um modo geral”.

Dia cheio de expectativa

Desde às 6h40 da manhã equipes da Polícia Militar, lideradas pelo comandante do 11º BPM, tenente-coronel Alex Soliva, do destacamento do Corpo de Bombeiros de Cordeiro e de membros da Secretaria municipal de Saúde aguardavam a chegada das doses distribuídas pelo governo do estado, que as recebeu do Ministério da Saúde.

O imunizante, que veio de helicóptero da capital, pousou em Cordeiro, a cerca de 35km de Friburgo, por volta das 14h30. Por volta das 16h, o comboio do 11º BPM e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde chegou ao posto Silvio Henrique Braune, onde as doses ficarão armazenadas. O prefeito Johnny Maycon ajudou a carregar o isopor contendo o imunizante.

Todos os 92 municípios fluminenses receberão o imunizante ainda nesta terça. Até a atualização desta reportagem,  lotes já foram enviados para 68 municípios. Vão receber a vacina por terra 33 municípios e, por ar, 35.

 

 

 

 

 

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra