A flor e a árvore...

Uma inesquecível lenda japonesa sobre amor verdadeiro
sábado, 27 de junho de 2020
por Edith Sánchez
Cerejeira em flor (Foto: Henrique Pinheiro)
Cerejeira em flor (Foto: Henrique Pinheiro)

 

A lenda de Sakura nasceu há centenas de anos, no Japão antigo. Naquela época, os senhores feudais travaram batalhas terríveis, nas quais muitos humildes combatentes morreram, enchendo o país inteiro de tristeza e desolação. Os momentos de paz eram escassos, e mal uma guerra terminava, outra começava.

Apesar de tudo, havia uma linda floresta que nem a guerra podia tocar. Estava cheia de árvores frondosas que exalavam perfumes delicados e consolavam os atormentados habitantes desse antigo Japão. Não importava quantas batalhas houvesse, nenhum dos exércitos ousou manchar aquela maravilha da natureza.

Naquela linda floresta havia, no entanto, uma árvore que nunca floresceu. Embora estivesse cheia de vida, seus galhos nunca floresciam. Ela parecia magra e seca, como se estivesse morta, e assim permaneceu solitária. Os animais não se aproximavam dela por medo do contágio do seu estranho mal. A grama em torno dela também não crescia, pelas mesmas razões. A solidão era sua única companhia. 

A lenda de Sakura conta que uma fada da floresta foi enviada para ver a árvore que parecia velha, sendo jovem. Uma noite, com palavras nobres, a fada lhe disse que queria vê-la bonita e radiante. Que estava disposta a ajudar e então lhe fez uma proposta. Com seu poder, faria um feitiço que duraria 20 anos. Durante esse tempo, a árvore podia sentir o que o coração humano sente. Talvez assim que ela ficaria mais animada e talvez florescesse de novo.

A fada acrescentou que, graças ao feitiço, ela poderia se tornar uma planta, um vegetal e um ser humano, indistintamente, sempre que desejasse. No entanto, se depois de 20 anos ele não pudesse recuperar sua vitalidade e brilho, ele morreria imediatamente.

O encontro 

Assim como a fada disse, a árvore viu que ele poderia se tornar um ser humano e se tornar um vegetal novamente quando quisesse. Ele tentou ficar muito tempo como um humano, para ver se as emoções humanas o ajudavam em seu propósito de prosperar. No entanto, o começo foi uma decepção. Por mais que olhasse em volta, só via ódio e guerra. Então ela se tornava uma árvore novamente durante uma boa temporada.

Os meses passaram, os anos também, a árvore continuava a mesma e não conseguia encontrar nada entre os humanos para libertá-la de seu estado. No entanto, uma noite, quando ela se tornou humana, caminhou até um córrego cristalino e lá viu uma bela jovem. Foi a Sakura. Impressionado por sua beleza, a árvore que virou humano se aproximou dela.

Sakura foi gentil com ele e para retribuir, a ajudou a levar água até a casa dela, que ficava nas proximidades. Eles tiveram uma conversa animada em que ambos falavam com tristeza da guerra e com a ilusão de grandes sonhos.

O milagre 

Quando a menina lhe perguntou o seu nome, a árvore só dizia Yohiro, que significa esperança. Os dois se tornaram amigos e todos os dias eles se encontravam para conversar, cantar e ler poemas e livros de histórias maravilhosas. Quanto mais conhecia Sakura, mais sentia vontade de estar com ela. Então, contava os minutos para ir ao seu encontro.

Um dia, Yohiro confessou seu amor a Sakura. Também confessou: era uma árvore atormentada, que logo morreria porque não conseguira florescer. Sakura ficou impressionada e silenciou. O tempo passou e o prazo de 20 anos estava prestes a ser cumprido. Yohiro, que mais uma vez assumiu a forma de uma árvore, sentia-se mais triste a cada dia.

Uma tarde, quando a árvore menos esperava, Sakuro chegou ao seu lado. Ela o abraçou e disse que o amava também. Ela não queria que ele morresse, não queria que nada de ruim acontecesse com ele. Então, a fada apareceu novamente e pediu a Sakura para escolher se ela queria permanecer humana ou fundir-se com Yohiro na forma de uma árvore .

Ela olhou em volta e lembrou-se dos campos de guerra desolados e escolheu, então, se fundir para sempre com Yohiro. E o milagre foi feito. Os dois se tornaram um. A árvore então floresceu. A palavra Sakura significava “Flor de Cerejeira”, mas a árvore não sabia disso. Desde então, o amor de ambos perfuma os campos do Japão.

 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: