Firjan Sesi lança programa de teste molecular de coronavírus para trabalhadores da indústria

Capacidade é analisar até 2.248 amostras por dia, com resultados em 24 horas. Exames serão oferecidos gratuitamente a pequenas empresas
segunda-feira, 06 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Firjan Sesi lança programa de teste molecular de coronavírus para trabalhadores da indústria

A Firjan, através da Firjan SESI, lançou o programa Testes Covid-19 para todos os trabalhadores da indústria fluminense. O objetivo é promover testes em massa nos funcionários para agilizar o diagnóstico de doença, protegê-los e, assim, contribuir para evitar a propagação do coronavírus no estado do Rio. A iniciativa terá capacidade de processar até 2.248 testes por dia e entregar os resultados em 24 horas. 

O Presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira destaca ser necessária a união de todos para combater o coronavírus. “Neste momento difícil, que o mundo todo está enfrentando, precisamos nos unir. É uma obrigação moral ajudar a sociedade no combate à Covid-19. Com essa iniciativa, os industriais do Rio, por meio da Firjan, garantem a proteção dos trabalhadores e ajudam as empresas fluminenses a retomarem suas atividades em segurança”, afirma o presidente da Firjan.

Os testes serão oferecidos gratuitamente pela Firjan SESI para pequenas indústrias, e a preço de custo para as grandes. O objetivo é facilitar o acesso aos testes a todos os 556 mil trabalhadores das indústrias fluminenses. O programa começa em abril e deve ser estender até setembro e será executado pelo Centro de Inovação SESI Higiene Ocupacional (CIS HO) em parceria com a UFRJ.

A primeira leva será oferecida para indústrias que possuem ambulatórios da Firjan SESI em suas unidades e para funcionários de Saúde da Firjan SESI, que atuam na linha de frente do programa fazendo as coletas do material para as análises. A prioridade nas coletas começará pela cidade do Rio de Janeiro, onde há mais casos de Covid-19, seguindo depois para a Região Metropolitana e, por fim, por todo o estado.

 Metodologia recomendada pela OMS

O Centro de Inovação SESI Higiene Ocupacional, localizado no Maracanã, fará a análise das amostras em conjunto com a UFRJ. A metodologia usada será a do padrão-ouro para diagnóstico, com coleta de secreções do nariz e garganta com o auxílio de hastes flexíveis. O Pesquisador chefe do Centro de Inovação SESI Higiene Ocupacional, Antonio Augusto Fidalgo Neto destaca que a metodologia usada é recomendada pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos e Organização Mundial da Saúde (OMS) e se baseia na detecção do material genético do vírus. “Esta metodologia apresenta acurácia maior que 99% e pode detectar a presença do vírus antes do surgimento dos sintomas da Covid-19”, acrescenta Antonio Fidalgo.

O laboratório do CIS HO já está equipado para o início das análises e os primeiros lotes de kits dos testes chegam a partir da próxima semana. As empresas interessadas em aplicar os testes em seus funcionários podem obter informações ou se inscrever através do e-mail faleconosco@firjan.com.br.

Esta é mais uma ação do Programa Resiliência Produtiva  (https://www.firjan.com.br/resiliencia-produtiva/oprograma/default.htm),  um conjunto de ações elaboradas pela Firjan para enfrentar a atual crise da Covid-19. São propostas às diferentes esferas de governo para atenuar os impactos econômicos e sociais desta crise, mobilização para conectar setor produtivo, institutos de pesquisa e universidades em busca de soluções e produção de insumos fundamentais para o combate à pandemia. Há também uma frente de atuação com oferta permanente de conteúdo para empresas e trabalhadores, que ajuda na prevenção e na antecipação de cenários.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra