Firjan: empresas da região abriram mais de 4.700 postos de trabalho em um ano

Com 415 empregos criados somente em maio, Centro-Norte Fluminense recuperou todas as vagas perdidas entre março e junho de 2020
quinta-feira, 08 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Firjan: empresas da região abriram mais de 4.700 postos de trabalho em um ano

Em maio deste ano, as empresas do Centro-Norte fluminense abriram 415 novos postos de trabalho formais e com isso alcançaram 4.747 empregos criados desde julho de 2020, consolidando um processo de recuperação da atividade econômica. O saldo mensal foi puxado pelas contratações no setor de serviços (+ 161 vagas), seguido por indústria e construção (+ 132) e comércio (+ 124). Com o décimo resultado positivo nos últimos 11 meses, a região já compensou todas as vagas perdidas entre março e junho do ano passado, piores meses da pandemia da Covid-19, e já apresenta saldo líquido de empregos, como mostra a plataforma Retratos Regionais, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

No acumulado de 2021, já foram abertas 2.186 vagas nos 12 municípios da região, com destaque para o setor industrial (+ 1.332 empregos criados). Os setores de serviços (+ 558) e comércio (+ 307) vêm em seguida. Já a agropecuária ainda apresenta mais demissões do que contratações no ano (- 11 vagas).

Em maio, no setor de serviços, os maiores volumes de contratações no Centro-Norte foram registrados nos segmentos de telecomunicações (+ 51 vagas) e atividades de atenção à saúde humana (+ 47 vagas). Os setores de indústria, confecção de artigos de vestuário (+ 77) e construção civil (+ 31) foram os destaques.

Na análise regional, nove dos 12 municípios apresentaram saldo positivo no mês. Nova Friburgo concentrou mais da metade das novas vagas (+ 215), seguida de Carmo (+ 55), Cantagalo (+ 43) e Bom Jardim (+ 32). A presidente da representação regional da Firjan, Márcia Carestiato, acredita que o movimento de recuperação econômica deverá ficar ainda mais evidente nos próximos meses graças à vacinação contra a Covid-19 e a produtividade das indústrias. 

“A sequência de resultados positivos mostra que a economia vem se recuperando aos poucos. As indústrias foram as que mais contrataram em um primeiro momento de volta à normalidade, agora são os serviços que devem puxar a fila de contratações. A expectativa é que a retomada seja ainda mais acelerada nos próximos meses e que as pessoas retomem antigos hábitos, consumindo mais e fazendo a roda da economia girar”, explica.

Estado caminha para recuperação total dos empregos

 Em âmbito estadual, a criação de 17.610 novos postos de trabalho formais em maio, marcou o quarto resultado positivo consecutivo e o melhor desempenho desde novembro. O levantamento destaca que houve saldo positivo em todos grandes setores: serviços (+ 11.125), comércio (+ 3.211), agropecuária (+ 2.003) e indústria e construção (+ 1.271).

 Os primeiros meses da pandemia da Covid-19 impactaram profundamente o mercado de trabalho nacional e fluminense, uma vez que as empresas ainda precisariam se adaptar aos novos protocolos de funcionamento e às restrições impostas pelas autoridades para conter a circulação do vírus. Com isso, entre março e julho de 2020, o Estado do Rio fechou mais de 191 mil vagas com carteira assinada.

 “A partir do processo de recuperação gradual do emprego, entre agosto de 2020 e maio de 2021 houve a abertura de 116.989 vagas. Em outras palavras, isso indica que seis em cada dez postos de trabalho com carteira assinada fechados nos primeiros meses da pandemia já foram reabertos no estado”, ressalta o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.

 Na maior parte dos municípios, inclusive, as perdas observadas no início da pandemia já foram mais do que compensadas: 56 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo líquido de geração de empregos no acumulado de março de 2020 a maio de 2021.

Plataforma Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais, da Firjan, tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em um painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. No painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.

Em Friburgo, empresas anunciam 352 oportunidades 

A Casa do Trabalhador de Nova Friburgo atualizou as vagas de emprego disponíveis nesta semana e incluiu oportunidades para jovem aprendiz e pessoas com todos os níveis de escolaridade: fundamental, médio, superior e profissionalizante. A maioria das vagas não exige experiência anterior, portanto, são uma ótima oportunidade para quem deseja entrar no mercado de trabalho ou mudar de área de atuação. 

As 355 vagas de empregos disponíveis podem ser conferidas através do link www.pmnf.rj.gov.br/casadotrabalhador, ou pelo site oficial da Prefeitura de Nova Friburgo (www.pmnf.rj.gov.br), na aba “Cidadão”, em seguida “Casa do Trabalhador”. A listagem de vagas é atualizada diariamente, portanto, estão sempre atualizadas.

Mais informações basta comparecer à Casa do Trabalhador, que fica na Avenida Alberto Braune, 223, na antiga Rodoviária Leopoldina, no Centro, ao lado da sede da Prefeitura de Nova Friburgo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone de contato é o (22) 2525-9205. Os candidatos devem comparecer à Casa do Trabalhador para obterem o encaminhamento às empresas que são responsáveis pela seleção.  

Confira as vagas atualizadas: Açougueiro; Analista Contábil; Analista Fiscal; Assistente de Cobrança; Assistente de CPD; Atendente Multifuncional; Auxiliar Administrativo; Auxiliar Administrativo (PcD - Pessoa com Deficiência); Auxiliar de Almoxarifado; Auxiliar de Cozinha; Auxiliar de RH; Auxiliar de Depósito (PcD); Auxiliar de Máquina Injetora de Plástico; Auxiliar de Padaria; Auxiliar de Perecíveis para açougue; Auxiliar de Perecíveis para laticínios; Auxiliar de Perecíveis para salgados; Auxiliar de Polidor (metalúrgico); Auxiliar de Prevenção e Perdas; Auxiliar de Produção para o setor de galvanoplastia; Auxiliar de Produção Zamac; Auxiliar de Saúde Bucal; Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar de Mecânico Automotivo; Auxiliar Técnico de Alarmes; Barista; Chapeiro; Churrasqueiro para Restaurante; Confeiteiro; Consultor de Vendas; Copeira de Pacientes; Copeira de Refeitório; Costureira; Cozinheiro; Crediarista; Editor de Mídia Audiovisual; Eletricista Automotivo; Encarregado de Açougue; Encarregado de Frente de Loja; Encarregado de Hortifruti; Encarregado de Laticínios; Encarregado de Mercearia; Encarregado de Salgados; Encarregado de Padaria; Fiscal de Caixa; Fiscal de Prevenção e Perdas; Garçom; Gerente; Líder de Prevenção e Perdas; Líder de Turma; Locutor; Marceneiro; Mecânico  Automotivo; Mecânico de Suspensão; Montador de Cilindros; Montador de Cilindros (PcD); Montador de Fechaduras de vidro;

Montador de Fechaduras (PcD); Montador de Pneus; Motoboy; Nutricionista; Operador de Caixa; Operador de Câmera; Operador de Tratamento de Efluentes; Operador de Empilhadeira; Operador de Estacionamento; Operador de Furadeira; Operador de Loja (Deposista); Operador de Máquinas de Fundição Zamac; Operador de Máquinas de Marcenaria; Operador de Máquina Injetora Zamac II; Passador de Carnes; Padeiro; Pizzaiolo; Promotor de Vendas Externo; Recepcionista; Repositor FLV; Repositor de Hortifruti; Representante Comercial Autônomo; Representante Comercial; Salgadeiro; Serviços Gerais; Serviços Gerais (PcD); Soldador; Subgerente; Supervisor de Logística; Sushiman; Técnico de Enfermagem; Técnico de Estúdio e Multimídia; Técnico de Laboratório; Tesoureiro; Torneiro Mecânico; Trabalhador Braçal; Vendedor Externo; Vendedor Interno. Vaga para jovem aprendiz: Repositor de Mercadoria e Setor Administrativo. 

 

LEIA MAIS

Mas, no acumulado de 2022, a cidade abriu mais 769 postos de trabalho, diz Caged

Constatação é de pesquisa da Fecomércio. Índice se aproxima do patamar registrado em junho

Fenômeno conhecido por "The Great Resignation" (ou a grande renúncia) ocorre em momento de alta taxa de desemprego no Brasil, aponta levantamento

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego