Feliz dia Pais!

Mesmo em tempos de pandemia, essa é uma data que não dá pra esquecer e comemorar, ainda que a distância
sábado, 08 de agosto de 2020
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
Feliz dia Pais!

Anúncios pipocando em jornais, revistas, internet, televisão etc, não deixam ninguém esquecer que, neste domingo, 9, é dia de paparicar os pais, porque o dia é deles. 

Tem sido assim há décadas, em todo o Brasil, com almoço festivo em família, sempre aos domingos. No entanto, neste ano não haverá comemoração, como antes, devido a pandemia da Covid-19. 

Mas, com ajuda da internet, dos aplicativos e das plataformas digitais, nem tudo está perdido. Haveremos de promover algum tipo de confraternização, ainda que virtual, para as famílias que estão separadas para evitar a contaminação. Afinal, seguir as recomendações médicas é também uma forma de demonstração de amor, respeito e cuidado.

Sobre a criação da data, o que se conta é que a motivação, desde o princípio, foi comercial, idealizado pelo publicitário Sylvio Behring, que era diretor do jornal e da rádio Globo e queria atrair anunciantes. Então, ele montou e passou a comandar a primeira equipe do Departamento de Arte e Propaganda da empresa.

Mas o jornal vendeu a ideia de que a criação da data tinha o objetivo de “fortalecer os laços familiares e celebrar o chefe da família”. A iniciativa pegou, e, nos anos seguintes, a comemoração se estendeu para além do Rio de Janeiro — onde o jornal circulava — passando a ser celebrada em todo o Brasil. 

A primeira comemoração foi no dia 16 de agosto de 1953, coincidindo com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Durante muito tempo, a data foi utilizada no catolicismo para celebrar o dia de São Joaquim - pai de Maria, avô de Jesus.

Mais tarde a data foi transferida para o segundo domingo de agosto, mas apenas duas décadas mais tarde, a partir dos anos 1970, a comemoração se consolidou. Então, toda a nossa gratidão e carinho aos nossos pais, estejam eles entre nós, ou não.

Bom fim de semana, se cuidem e cuidem de seus pais!

 

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra