A Feirinha do Cônego - um programa imperdível nas manhãs de sábado

Proposta do espaço é oferecer produtos com garantia de cultivo sem agrotóxicos
sexta-feira, 23 de abril de 2021
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Ivan Macedo Dias)
(Fotos: Ivan Macedo Dias)

Entre idas e vindas — desde seu início, em 2007 — a Feirinha do Cônego foi reativada, entre 2018 e 2019, na Praça Sant’Anna, no Cônego. Todos os sábados, das 8h às 14h, um grupo de 18 produtores, artesãos, entre outros, montam suas barracas, onde oferecem ao público, alimentos  orgânicos, naturais e peças decorativas, em frente ao Grupo de Promoção Humana (GPH).   

A proposta de oferecer produtos com garantia de cultivo sem agrotóxicos, é o diferencial que atrai uma clientela  pequena mas fiel, e que aos poucos vem conquistando novos consumidores, adeptos de uma alimentação saudável.

Como os demais expositores, Luiza Muniz faz culinária artesanal, Lucila Mares Guia faz pães com fermentação natural, Flávio Jandre, proprietário do Sítio Naturales, oferece  verduras e legumes, e tem também a barraca da cerveja Alpendorf. 

Segundo Luiza Muniz, a tradicional Feirinha do Cônego ressurgiu com a união de um coletivo de produtores de hortaliças, legumes e frutas orgânicas. Ela lembra que o Flávio Jandre e  Janice Rocha se uniram e  ajudaram a recriar a feira, que atrai famílias para encontros no local. 

“Em 2018, comecei a idealizar uma nova Feira do Cônego. Elaborei um projeto e apresentei ao senhor Bento Bullé, na época presidente do GPH. Ele me deu todo apoio para a realização da feira, que se concretizou em dezembro de 2018. Em 2019, estávamos de volta.

Hoje, com o auxílio emergencial da Lei Aldir Blanc, conseguimos padronizar a feira, com novas barracas. E continuamos com o apoio do atual presidente do GPH, o dr. Mário Aguilera. 

Nosso intuito é apoiar a agricultura familiar, os pequenos produtores locais, os artistas e artesãos locais, e levar para o consumidor produtos de qualidade, preparados.com amor, carinho e dedicação”, encerrou Luiza.

 

LEIA MAIS

"O rádio fideliza e o networking que você cria em sua trajetória de vida também"

"O rádio proporciona riquezas e vivências que nenhum dinheiro ou bem material pode comprar"

"Também pus os pés na Rádio Friburgo. Com 8 anos, participava de um programa aos sábados"

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra