Desde o dia 27 de fevereiro, consumidores de todo o Brasil podem renegociar dívidas atrasadas e/ou negativadas através do site https://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online . Essa possibilidade vai até o próximo dia 31. Além disso, como uma alternativa para quem não possui acesso à internet, a agência da Serasa no Rio de Janeiro (Rua da Assembleia, 10 - sala 2.613, no Centro), irá receber e auxiliar consumidores em suas negociações. Em dezembro de 2019, segundo levantamento do Serasa, por exemplo, o município do Rio somava 2.481.700 consumidores, o que faz a capital carioca ocupa a segunda colocação no ranking da inadimplência do Brasil.
De acordo com o Serasa, os descontos oferecidos no feirão Limpa Nome podem chegar a até 98% e participam da iniciativa mais de 30 empresas, entre operadoras de telefonia, bancos e lojas. O consumidor com restrição ao crédito deve acessar o site do Feirão Limpa Nome, inserir o CPF e fazer um rápido cadastro para consultar suas dívidas. No site, a pessoa poderá visualizar a proposta da empresa que participa da iniciativa para quitação do débito. Assim que as duas partes chegarem a um acordo, o site gera um boleto para pagamento do valor combinado.
Ainda este ano, o Serasa fará uma promoção para quem pagar os acordos à vista: o consumidor concorrerá a um jantar com a cantora Daniela Mercury, em Salvador-BA, com tudo pago pela empresa e direito a acompanhante. No último feirão, realizado em novembro de 2019, considerado o maior até então, mais de quatro milhões de acordos foram fechados, resultando em mais de R$ 5 bilhões em descontos concedidos.
Negociação de dívidas de empresas
Dívidas de empresas também já estão disponíveis para negociação no feirão Limpa Nome. Para esse formato, a plataforma já oferece parceria com quatro empresas: Recovery, Claro, Net e Ativos. O site do feirão permite ainda a renegociação diretamente com os credores e de qualquer lugar, com comodidade, segurança e de forma gratuita. As empresas participantes são: Itaú, Banco do Brasil, Santander, Recovery, Claro, Net, Embratel, Avon, Ativos, Anhanguera, CredSystem, Sky, Oi, DI Santinni, Ipanema, Nextel, Unopar, Hoepers, BMG, Digio, Porto Seguro, Tricard, Crefisa, Cartão confiança (D’avó), Unic, Fama, Pitágoras, SoroCred, Uniderp, Unime, Itau Card, Hipercard, ConectCer, Elmo, Tenda, Energisa, Banco Original, Banrisul, EDP.
Mapa da inadimplência
Segundo estudo desenvolvido pela Serasa Experian, em dezembro de 2019, o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 63.3 milhões, 1.5% a mais do que em dezembro de 2018, quando eram 62,4 milhões. O montante alcançado pelas dívidas até dezembro de 2019 foi de R$ 256 bilhões, com o valor médio de R$ 4.043,00.
A maior concentração dos negativados tem entre 26 e 40 anos (37% do total). Em segundo no ranking de participação entre os inadimplentes estão pessoas de 41 e 60 anos, que correspondem por 34,2% do total.
Questões de gênero, a inadimplência está dividida praticamente por igual: 48,3% são homens, e 46,6% são mulheres. A maioria das dívidas foi contraída junto aos setores bancários e de cartão de crédito, totalizando 27,8% do total. O setor de contas básicas, como energia elétrica, água e gás respondeu por 20,4% do total de débitos em atraso. O setor de varejo alcançou 12,3% do montante. Já o setor de telefonia respondeu por 11% da inadimplência.
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