Fecomércio critica aumento da Selic e seus impactos no setor

Para a entidade, decisão do Copom reflete uma visão míope
sexta-feira, 20 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) vê com grande preocupação a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de aumentar a taxa Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.) Em um horizonte relevante para o país, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) projetado encontra-se muito próximo do centro da meta de 3%. 

Para a Fecomércio, a decisão do Copom reflete uma visão míope, dado que a inflação atual não exige uma política ainda mais restritiva, lembrando que a autoridade monetária não está mais presa ao ano-calendário, e o aumento dos juros aflige de forma severa o setor de comércio, sobretudo os pequenos e médios varejistas, que já enfrentam desafios em um cenário de desaceleração — visto que o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) estava acima de 4%, em 2022, e hoje encontra-se em torno de 2%.

“Portanto, vemos que a decisão do Copom é contrária às necessidades da atividade econômica do país e vai em direção oposta com a atual política monetária da principal economia do mundo, a americana, cujo o FED reduziu em meio ponto a sua taxa de juros”, divulgou em nota. 

E ainda: “A redução do Banco Central americano faz com que o diferencial entre Brasil e Estados Unidos seja ainda mais ampliado, o que, certamente, reduzirá as pressões sobre o câmbio e contribuirá também para uma perspectiva de convergência para a meta da inflação para o IPCA no horizonte relevante, o que comprova a miopia do Comitê de Política Monetária em sua última decisão”.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: