Febre aftosa: Estado do Rio atinge a meta de vacinação este ano

Cerca de 2,4 milhões de bovinos e bubalinos já foram imunizados
terça-feira, 27 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Febre aftosa: Estado do Rio atinge a meta de vacinação este ano

Na primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa realizada no mês de maio deste ano, foram imunizados no estado do Rio de Janeiro pelo menos 2,4 milhões de bovinos e bubalinos, registrando 92,30% de animais vacinados contra a doença. O percentual ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Estamos avançando rumo à retirada da vacinação contra a Febre Aftosa no estado. Este é o nosso objetivo. Agradeço o empenho e a colaboração dos produtores rurais, secretarias municipais de Agricultura, sindicatos rurais, empresas vinculadas e servidores da Defesa Agropecuária. Essa parceria é valiosa”, destaca o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz.

De acordo com o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, o índice vacinal alcançado é de extrema importância para manter o status de área livre com vacinação e é um dos fatores exigidos para avançar para a área livre de Febre Aftosa sem vacinação. “O resultado nesta última etapa foi melhor do que o obtido na primeira etapa do ano passado, demonstrando a integração e o comprometimento de todos os envolvidos”, acrescenta Moraes.

Este resultado confirma todo o cuidado e atenção dos produtores e servidores em relação à sanidade do rebanho, boas práticas e bem-estar animal. Vale lembrar que a participação durante as etapas de imunização é de grande relevância e a aplicação da vacina e a comprovação junto à defesa agropecuária são obrigatórias. O pecuarista que ainda não conseguiu comprovar a vacinação deverá enviar a declaração, mesmo após o encerramento da etapa, mas estará passível de penalização. Dúvidas podem ser esclarecidas com o Núcleo de Defesa Agropecuária através do link: https://bit.ly/2FUeQqT.

Ao longo da primeira etapa da campanha de vacinação vários municípios do estado do Rio superaram a marca de 95% do rebanho vacinado, além da cobertura vacinal ter atingido grande parte das propriedades existentes no estado.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina