Faperj libera recursos para pesquisas relacionadas ao coronavírus

Expectativa é que, por dia, 400 amostras sejam testadas por PCR, que aponta a presença do vírus em secreções
quinta-feira, 26 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Faperj libera recursos para pesquisas relacionadas ao coronavírus

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) fará um aporte de R$ 900 mil ao laboratório de Virologia Molecular, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para pesquisas científicas relacionadas ao novo coronavírus. O recurso financeiro já está disponível para que o laboratório possa aumentar a capacidade de diagnóstico da doença. A expectativa é que, por dia, 400 amostras sejam testadas por PCR, que aponta a presença do vírus SARS-CoV2 nas secreções dos pacientes.

O laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, coordenado pelo professor Amilcar Tanure, é uma das principais referências no Brasil para a pesquisa científica. O departamento já tem toda uma estrutura de rede voltada para a pesquisa das arboviroses, como a Zika, e, com a pandemia da Covid-19, todos os esforços da equipe se concentraram para o novo coronavírus. ˜Nosso objetivo é maximizar a capacidade dos laboratórios fluminenses e aproveitar o talento dos pesquisadores da Faperj˜, afirmou o presidente da agência fluminense de amparo à pesquisa, Jerson Lima Silva.

Segundo o coordenador do laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, professor Amilcar Tanure, desde o último dia 1º os pesquisadores estão realizando testes para a Covid-19. Inicialmente, o atendimento estava restrito à comunidade universitária do Fundão, mas com a proliferação do novo vírus, fez-se necessário o auxílio a outros laboratórios.

˜Quando iniciamos as testagens, eram 30 amostras por dia.  Aumentamos para 150 ao dia e, com este aporte da Faperj, nossa expectativa é testar 400 amostras diariamente. Isso vai ajudar a desafogar o Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ), que está atestando os diagnósticos no Rio de Janeiro˜, esclareceu o professor Tanure, que completou: ˜Além disso, com o recurso do Estado, poderemos dar início às pesquisas para desenvolver um teste brasileiro de sorologia para que o país não precise importar mais˜, disse. 

Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faperj deve anunciar ainda nos próximos dias um edital para que mais projetos possam receber recursos que incentivem à pesquisa do novo coronavírus.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra