Exposição de Miniaturas e Colecionáveis reúne grande acervo

Miniaturas de carro, bonecos inanimados, futebol de botão, ferrorama, autorama e vários outros que marcaram a infância nos anos 80 e 90 principalmente
quarta-feira, 09 de novembro de 2022
por Nathalia Rebello*
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Nostalgia. Essa é a primeira palavra que vem à cabeça quando se visita a exposição de miniaturas e colecionáveis em uma loja no segundo piso do Friburgo Shopping. Rogério Albertini, 57 anos; Antônio Carlos Moreira, 64, e Antônio Lima, 65, juntaram sua paixão de colecionar com o grande acervo de brinquedos e miniaturas que possuem. Eles reuniram brinquedos que fizeram sucesso com as crianças desde os anos 60 até os dias atuais para serem admirados por pessoas de todas as idades. 

A mostra surgiu da ideia do colecionador Antônio Lima, ex-funcionário da antiga Telerj, que ao conhecer seus parceiros de hobby em um Encontro de Carros Antigos no Colégio Anchieta descobriu que os três teriam uma quantidade exorbitante de itens para serem apresentados. Desde a infância, os colecionadores guardam diversos brinquedos, em sua maioria ainda na embalagem, com o intuito de preservar a história e apresentá-la para as novas e futuras gerações, que já nasceram envolvidas com o mundo digital e poucos ainda se divertem com brinquedos inanimados. 

Na exposição, há diversos brinquedos para serem admirados: miniaturas de carros de diferentes tamanhos, bonecos inanimados de personagens como Batman e Falcon, futebol de botão, ferrorama, autorama e vários outros que marcaram a infância nos anos 80 e 90 principalmente. Muitos ali são considerados peças raras e até mesmo com valores altos, alguns estimados entre R$ 2.500 e R$ 3 mil. “Isso é uma paixão. Vem desde criança. A gente começa a comprar um brinquedo para brincar e ao longo do tempo vai guardando… Somos acumuladores, mas por paixão, não acumulamos pensando em vender futuro. É por prazer. Gosto muito desses itens que fazem recordar da infância” diz Antônio Carlos. 

Questionados sobre os brinquedos favoritos, Antônio logo se prontifica em mostrar uma miniatura da réplica de um Puma 69. Feito por suas próprias mãos a partir da carroceria de um carrinho de seu antigo autorama. “Motor, chassi, espelhos, tudo à mão. é um xodózinho mesmo”, revela. Já Rogério Albertini elegeu o boneco Falcon e o tabuleiro de jogo de botão com jogadores clássicos do Flamengo e Vasco dos anos 70. “Esse foi o meu primeiro brinquedo”, recorda-se Rogério. 

É possível ver facilmente todo o cuidado com cada peça exposta, sendo a maioria delas restauradas a mão sempre sendo pensadas em toda a história que elas carregam. Vários colecionadores montam e remontam várias vezes, sempre buscando deixar tudo ainda mais perfeito. 

Rogério conta que sua coleção vai além dos brinquedos. Desde camisas emblemáticas do futebol até carros antigos, o colecionador já participou de diversos encontros de antiguidade não só em Nova Friburgo mas também em Teresópolis. “O intuito não é financeiro, é nostálgico. É a emoção de ver um pai tirando foto com a filha. Isso não tem preço”, observa “As crianças ficam grudadas na vitrine e os pais lembram de sua infância: Ah, aquele é o Titanic, o Falcon… mostrando para os filhos como gostavam de brincar quando eram crianças”, diz Rogério. 

Mesmo não sendo aberta ao público, para manter a preservação dos itens, a vitrine lotada de inúmeros brinquedos chamam atenção daqueles que passeiam pelo shopping. Avós, pais e filhos se reúnem para falar sobre seu brinquedo favorito e contar histórias recheadas de boas memórias. Os expositores esperam que com o sucesso da exposição sejam estimulados mais eventos com colecionadores e novos espaço para abranger todo o grande acervo. A exposição de miniaturas e colecionáveis vai até dezembro. *Com supervisão de Henrique Amorim 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: