Euterpe Friburguense abre as comemorações dos 157 anos

Concerto na noite de quinta se dividiu em duas partes, na calçada, em frente à sede, e no salão nobre
sábado, 07 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A apresentação da banda na sede (Divulgação)
A apresentação da banda na sede (Divulgação)

No Dia Nacional da Música Clássica, celebrado na última quinta-feira, 5, (data de aniversário de Heitor Villa-Lobos), a banda Euterpe Friburguense abriu os festejos de seu 157° aniversário, completados oficialmente em 26 de fevereiro, quando comemorou-se o Dia da Cultura Friburguense, instituído pela lei municipal 3.244, de 2003.

Na noite da última quinta-feira a banda encenou mais um emocionante capítulo de sua história em afinadas notas musicais com uma apresentação especial que antecedeu a sessão solene de posse da diretoria da banda para o biênio 2020-2021. O concerto se dividiu em duas partes, na calçada, em frente à sede e no salão nobre.   O presidente José Nilson da Silva foi reeleito, e em seu discurso anunciou que aposta num futuro de continuidade do trabalho, cujos frutos hoje são comprovados com os bons resultados da Escola de Música Samuel Antônio dos Santos. Atualmente o projeto de iniciação musical tem 110 alunos matriculados e 35 integrantes da banda-escola.

O presidente do Conselho Deliberativo da Euterpe Friburguense, professor Jorge de Carvalho presidiu a sessão que deu posse ao presidente do Conselho Diretor e demais integrantes da diretoria. Para o primeiro vice-presidente da banda, o médico Renato Merecci, as atividades desenvolvidas com êxito são uma garantia de que a banda ainda vai perdurar por muitos anos. “Vemos essa garotada nova, uma banda jovem que vai ainda comemorar seus 200, 300 anos”, disse ele, apontando um dos quadros de fotos antigas no salão da sede, onde aparece seu saudoso pai, Silvino Merecci, aos 17 anos. Renato mencionou ainda as diversas famílias que constituíram a banda, a exemplo das famílias Bravo, Silva, Spinelli, Carvalho e tantas outras, ainda ativas na instituição ajudando a mantê-la.

“A emoção de suceder o Barão”

“A Euterpe não deve um centavo a quem quer que seja”. De maneira enfática, num breve pronunciamento em que fez um balanço de sua gestão finda, o presidente reeleito, Nilsinho, destacou a situação financeira da banda, apesar de todas as dificuldades, e considerou que o maior investimento tem sido nos músicos, na formação de novos quadros, “o que nos dá uma tranquilidade muito grande de dever cumprido”. Nilsinho falou ainda da emoção de ser presidente da instituição e fez uma brincadeira com o fato do primeiro presidente da Euterpe ter sido o Barão de Nova Friburgo, o português Antônio Clemente Pinto.

O presidente da Associação Comercial Industrial e Agrícola do município, Júlio Cordeiro também se pronunciou, anunciando que a entidade tem uma dívida com a banda Euterpe. Ele prometeu envidar esforços para saldá-la, dizendo que já estava em conversações com o maestro vendo o que é possível para que a agremiação possa se tornar uma banda sinfônica. Neste sentido, alguns instrumentos poderão ser doados gradativamente pela Acianf.

O empresário lembrou ainda da inauguração da Praça do Lúpulo, no início da avenida que tem o nome da banda. Disse que o espaço destina-se à realização de diversos eventos, não só de cerveja, lúpulo, mas também está aberto a apresentações da Euterpe. O deputado estadual Sergio Louback também saudou a banda e disse que irá convidar a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, para o concerto comemorativo do 157° ano da banda Euterpe no próximo dia 29, no Teatro Municipal Laercio Ventura.

Também prestigiaram a cerimônia de posse, o secretário municipal de Cultura, Mário José Bastos Jorge; a professora Margareth Farah e o ex-presidente da banda, José Carlos Schuenck, representando todos os ex-presidentes e ex-diretores.

 

 

LEIA MAIS

Um dos mais belos samba da música popular brasileira

Na quarta haverá o Concerto da Independência no Country Clube

Os dois chegaram cedo ao Rock in Rio e conseguiram ficar bem perto do palco

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Música