Estados e municípios têm até este domingo para declarar gastos com Saúde

Despesas e receitas de 2019 devem ser registradas no Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde
sábado, 29 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

Governadores e prefeitos têm até este domingo, 1º de março, para declarar, no Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), as receitas e despesas do setor em 2019. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de três mil gestores locais ainda não haviam registrado seus gastos com Saúde até a última semana.

Recursos públicos como os Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM) podem ser suspensos caso as secretarias estaduais e municipais de Saúde não informem os gastos dentro do prazo. Por lei, os estados e o Distrito Federal devem investir no mínimo 12% de suas receitas na Saúde. Já os municípios, seguindo o que a Constituição determina, precisam investir no mínimo 15% em saúde pública, enquanto o Governo Federal deve aplicar 15% da Recente Corrente Líquida, atualizada pela inflação acumulada no período desde 2017.

A aplicação mínima desses recursos é acompanhada por meio do Siops. O sistema serve para que pessoas e órgãos de controle possam fazer o acompanhamento da aplicação dos recursos na área da saúde. De acordo com a lei, os gestores dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) devem abastecer bimestralmente o sistema com as informações. Após o último bimestre (novembro e dezembro de 2019), são verificados os percentuais mínimos que devem ser aplicados na Saúde, durante todo o ano. Segundo informações do Ministério da Saúde, os municípios e estados que não transmitirem os dados do ano passado terão os repasses constitucionais e transferências voluntárias (convênios) suspensos até a regularização.

O ministério informou ainda que a partir da regularização do envio de informações ou do alcance do percentual mínimo exigido constitucionalmente, os recursos são liberados em até 72 horas após a publicação dos dados no sistema.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde