Estado reforça campanha contra o assédio durante a Copa

A iniciativa, busca ampliar a conscientização em locais que se transformaram em pontos de encontro para torcedores durante o mundial
segunda-feira, 15 de junho de 2026
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Magnific
Foto: Magnific

Com a realização da Copa do Mundo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro intensificou as ações da campanha permanente de enfrentamento ao assédio e à violência contra as mulheres. A iniciativa, coordenada pela Secretaria estadual da Mulher e de Políticas Inclusivas, busca ampliar a conscientização em locais que se transformaram em pontos de encontro para torcedores durante o mundial.

A mobilização começou no último sábado, 13, durante a transmissão dos jogos promovida pela CazéTV no Armazém do Píer Mauá, na capital fluminense. A proposta é levar informações sobre prevenção à violência, divulgar os canais de atendimento e fortalecer a cultura do respeito em ambientes de convivência e lazer.

Campanha amplia alcance durante o mundial

A ação faz parte da campanha “Não é Não! Respeite a decisão!”, que reúne órgãos públicos, sistema de justiça, municípios e representantes dos setores de turismo, hotelaria, gastronomia, entretenimento e transportes. O objetivo é ampliar a divulgação do protocolo Não é Não e fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o estado.

Segundo a secretária estadual da Mulher e de Políticas Inclusivas, Bia Pacheco, a Copa do Mundo representa uma oportunidade de ampliar o alcance da campanha em espaços de grande circulação de pessoas.

“O futebol tem o poder de reunir pessoas, celebrar encontros e ocupar os espaços públicos de forma positiva. Queremos que as mulheres possam viver esses momentos com liberdade, segurança e respeito”, destacou.

No Rio de Janeiro, o protocolo nacional Não é Não foi regulamentado por meio do decreto estadual 49.520/2025, que estabelece procedimentos para prevenção, acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de constrangimento, assédio, violência ou discriminação em eventos e estabelecimentos.

Capacitação gratuita para trabalhadores

Uma das frentes da campanha é a capacitação online gratuita voltada aos profissionais que atuam em eventos, estabelecimentos turísticos, espaços de lazer e entretenimento. A formação oferece orientações sobre prevenção ao assédio, acolhimento às vítimas e procedimentos previstos pelo protocolo.

De acordo com a secretaria, mais de 18,5 mil profissionais já participaram das capacitações promovidas pelo programa, fortalecendo a rede de atendimento e apoio às mulheres em diferentes regiões do estado.

Rede de apoio e canais de atendimento

Durante a Copa do Mundo, mulheres que enfrentarem situações de assédio ou violência em eventos e áreas de convivência podem procurar imediatamente funcionários do local, agentes de segurança ou equipes de acolhimento.

O estado conta com uma rede especializada formada por Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida, Centros Especializados de Atendimento à Mulher, além de serviços de saúde, assistência social e órgãos do sistema de justiça.

Em situações de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou a Central de Atendimento à Mulher pelo número 180

 

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 81 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: