Estado oferece atendimento psicológico para 300 pessoas em menos de um mês

Psicólogos acompanham agentes de segurança, pacientes com coronavírus, grupos de risco e famílias de vítimas fatais
quinta-feira, 07 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Enterro de vítima de Covid em Manaus: adeus sem despedida (Foto: Amazônia Real)
Enterro de vítima de Covid em Manaus: adeus sem despedida (Foto: Amazônia Real)

A Secretaria estadual de Vitimados (Sevit) está acompanhando 300 pessoas em situação vulnerável, idosos e famílias de vítimas fatais do coronavírus em todo o Estado do Rio. A iniciativa de oferecer atendimento psicológico devido à pandemia completou um mês nesta quarta-feira, 6. Nesse período, a pasta também passou a acompanhar pacientes que foram contaminados e solicitaram auxílio para cumprirem a quarentena. 

Entre as queixas mais frequentes estão crises de ansiedade, depressão e dificuldades para lidar com o luto. Há ainda relatos de pacientes que voltaram a apresentar sintomas de depressão após tratamento clínico. A Sevit também vem oferecendo auxílio para agentes de segurança pública e suas famílias. Alguns estão recebendo acompanhamento de forma contínua.  

Para a secretária de Vitimados, Pricilla de Oliveira Azevedo, o atendimento voltado para profissionais que trabalham com serviços essenciais tem sido fundamental. “Estamos acolhendo policiais militares e civis, e também outras pessoas que estão na linha de frente, nas ruas trabalhando. Eles ficam preocupados, principalmente com a família. Mas os psicólogos estão acompanhando todos os casos, nosso objetivo é oferecer todo o apoio necessário”,  ressalta Pricilla.

Além do Rio de Janeiro, moradores de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Pará, também procuraram a pasta em busca de ajuda emocional. Todos os atendimentos estão sendo realizados por psicólogos da Sevit em parceria com profissionais voluntários que se cadastraram no programa de voluntariado da Secretaria estadual de Saúde. As consultas são realizadas remotamente por telefone ou via internet.

A solicitação de atendimento deve ser feita por mensagem para o Whatsapp (21-99408-3287), e-mail atendimento@sevit.rj.gov.br, ou ainda pelas redes sociais da secretaria (@sevitrj).

 

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