A Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou, na última semana, o projeto ‘Abrace a Diferença - Capacita’, que propõe a qualificação de servidores estaduais no atendimento a pessoas com deficiência. Na última terça-feira, 3, a ação foi voltada para os profissionais do Detran e da Fundação Leão XIII. Na quinta-feira, 5, foi a vez da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra, a Acadepol, com o treinamento de 88 policiais para atuação em todo o estado.
A iniciativa é uma das ações que integram o Pacto Estadual para Inclusão das Pessoas com Deficiência. O pacto visa assegurar um atendimento inclusivo e de qualidade para pessoas com deficiência e seus familiares.
Com o projeto ‘Abrace a Diferença - Capacita’, os servidores são qualificados para se comunicar de forma acessível com o público, a fim de reconhecer e realizar interação social adequada com os diferentes perfis e suas diversidades.
A subsecretária de Políticas Inclusivas, Bianca Pacheco, ressaltou que a iniciativa promove a igualdade de acesso aos serviços públicos ao conscientizar sobre critérios de inclusão e acessibilidade atitudinal. “O pacto é uma iniciativa fundamental do Governo do Estado para garantir igualdade e direitos à população com deficiência no Rio de Janeiro, por meio da criação de políticas públicas e ações afirmativas de inclusão. É crucial que os servidores públicos recebam capacitação adequada para oferecer um atendimento de qualidade e inclusivo, promovendo verdadeiramente a acessibilidade e o respeito para todos”, declarou Bianca Pacheco.
A subsecretária destacou ainda que essas medidas são essenciais para combater práticas capacitistas, garantir direitos e deveres, consolidando um compromisso sólido com a inclusão.
Deixe o seu comentário