Estado já recuperou quase 100% dos empregos perdidos com a pandemia

Saldo na geração de postos de trabalho permanece positivo pelo oitavo mês consecutivo, com a criação de mais de 19 mil novas vagas em setembro
sexta-feira, 29 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Movimento nas ruas de Friburgo em plena pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Movimento nas ruas de Friburgo em plena pandemia (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

O Estado do Rio de Janeiro já recuperou 99,8% dos empregos perdidos durante a pandemia da Covid-19. É o que indica a análise dos dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados na última semana pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Pelo oitavo mês consecutivo, o Estado do Rio de Janeiro apresentou saldo positivo na geração de empregos: foram criados 19.076 postos de trabalho com carteira assinada em setembro, que colocam o estado em quarto lugar no ranking de vagas formais. Se comparado com setembro do ano anterior (9.723), o resultado é aproximadamente 96% maior.

“Esse bom desempenho do Rio de Janeiro revela a tendência de expansão do mercado de trabalho formal no estado, com a recuperação econômica de diversos setores, principalmente os de serviços e comércio. Gerar empregos e renda para a população fluminense está entre as prioridades do governo. O melhor projeto social é o emprego, porque através do trabalho formal, o cidadão fluminense tem dignidade para sustentar sua família”, afirmou o governador Cláudio Castro ao tomar conhecimento dos dados do novo Caged.

No acumulado de janeiro a setembro, o saldo do Estado do Rio é de 123.321 postos de trabalho gerados. Os setores de serviços e comércio foram os que mais se destacaram, com a criação de 11.502 e 3.863 empregos, respectivamente, seguidos pela indústria, com 2.446 vagas, e construção, com 1.368.

O maior saldo de vagas foi preenchido por jovens entre 18 e 24 anos. Por grau de instrução, 74,5% dos postos foram ocupados por pessoas que possuem o Ensino Médio completo. A divisão por gênero continua equilibrada, com 52% dos homens e 48% das mulheres preenchendo as vagas.

 

LEIA MAIS

Mas, no acumulado de 2022, a cidade abriu mais 769 postos de trabalho, diz Caged

Constatação é de pesquisa da Fecomércio. Índice se aproxima do patamar registrado em junho

Fenômeno conhecido por "The Great Resignation" (ou a grande renúncia) ocorre em momento de alta taxa de desemprego no Brasil, aponta levantamento

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego