Estado isenta impostos às doações para medidas de enfrentamento à pandemia

Medida é uma ação conjunta entre a secretarias de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais e Fazenda
sexta-feira, 17 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Estado isenta impostos às doações para medidas de enfrentamento à pandemia

O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou nesta quinta-feira, 16, um decreto que garante a isenção de imposto incidente sobre doações (ITCMD) em todo o Estado. A medida é uma ação conjunta entre a secretarias de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais e Fazenda. "É extremamente importante a demonstração de solidariedade de muitos empresários ao povo fluminense, sobretudo neste momento em que a população está passando por momento difíceis. É importante incentivar atitudes como essas", avaliou o governador Wilson Witzel.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, essa é uma medida importante para o terceiro setor e para o trabalho de filantropia e solidariedade durante a pandemia do novo coronavírus. "A isenção permanecerá após a crise atual. É uma política pública do governo do Estado do Rio que veio para ficar", explica.

Segundo o secretário, com o engajamento da sociedade e da iniciativa privada em ações solidárias para minimizar os impactos da pandemia, o objetivo foi dar segurança jurídica e garantir que as doações não fossem oneradas. "É uma medida importante para quem faz e para quem recebe a doação, já que o imposto onera toda a operação", reforça.

Para o advogado especializado em terceiro setor e presidente da Federação de Fundações Privadas do Estado do Rio de Janeiro (Funperj), Paulo Haus, o decreto é um marco fundamental para o país. "Trata-se de uma isenção abrangente, ainda única em todo Brasil e que esperamos seja seguida pelos outros estados", explica Haus.

A secretaria de Desenvolvimento Econômico está em uma das frentes da mobilização de empresas, associações e entidades empresariais para realizarem doações de EPIs e equipamentos hospitalares, que serão enviados para a Secretaria estadual de Saúde e cestas básicas, material de higiene e limpeza e água mineral, que serão encaminhadas para o Rio Solidário.

"Essa é uma situação emergencial e sem precedentes. É importante que nesse momento as empresas ponham em prática os conceitos de responsabilidade social e demonstrem o compromisso com o Estado do Rio de Janeiro e, principalmente, com a sociedade fluminense. Esse é o momento de agir", concluiu o secretário Lucas Tristão.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra