Estado do Rio registra queda no número de casos suspeitos de coronavírus

Já em Nova Friburgo, apesar de não ter sido divulgado um novo boletim na quarta-feira, dois casos suspeitos continuam sendo investigados. Outros dois foram descartados
quinta-feira, 05 de março de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro divulgou no início da noite desta quarta-feira, 4, um novo boletim atualizado com os casos suspeitos de coronavírus no Estado. Para alívio dos fluminenses, os casos suspeitos tiveram uma sensível redução, em comparação com o boletim divulgado na terça-feira, 3. Ao todo, estão sendo investigados 55 casos suspeitos da doença no Estado, sete a menos que o informado no boletim anterior. Outros 52 casos suspeitos já foram descartados para a presença de Covid-19.

A outra novidade é que Nova Friburgo voltou a aparecer na listagem oficial do Estado, dessa vez com um caso suspeito. Já de acordo com o último boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, a cidade investiga atualmente dois casos suspeitos da doença – o de uma mulher de 33 anos que retornou recentemente de viagem à Itália e o de outra mulher que estava em um cruzeiro com destino à Argentina.

Outros dois casos suspeitos da doença em Nova Friburgo já foram descartados para a presença do Covid-19 – o do homem que morreu no último sábado, 29 de fevereiro, no Hospital Municipal Raul Sertã, que voltou desse mesmo cruzeiro à Argentina, e de uma mulher que retornou de viagem à Alemanha.

Segundo esclareceu o Governo do Estado do Rio de Janeiro, os casos notificados, a princípio, não são considerados como casos suspeitos, já que dependem de avaliação de critérios definidos pelas autoridades sanitárias. Já os casos considerados suspeitos são os que atendem aos critérios das autoridades e será confirmado ou descartado com base em análise laboratorial.

Ainda de acordo com o boletim emitido pela Secretaria estadual de Saúde, os locais de residências dos pacientes com suspeita de coronavírus no Estado são: Rio de Janeiro (22), Niterói (8), Petrópolis (3), Duque de Caxias (2), Macaé (2), Maricá (2), São Gonçalo (2), Barra Mansa (1), Itaboraí (1), Nova Friburgo (1), Resende (1), Valença (1) e Volta Redonda (1). Há ainda sete casos de pacientes que residem no exterior e em outros estados brasileiros, além de outro suspeito com local de residência em investigação.

Suspeitas aumentam no país

Ao contrário do Estado do Rio de Janeiro, que registrou uma pequena queda no número de casos suspeitos de coronavírus em relação ao boletim emitido na terça-feira, 3, os números cresceram a nível nacional. De acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde até às 17h desta quarta-feira, 4, o Brasil saltou de 488 casos suspeitos da doença na terça, para 530 nesta quarta.

Os casos confirmados também aumentaram. O número subiu de dois para três nesta quarta-feira. Todos os pacientes são residentes do Estado de São Paulo. Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, outros 315 casos suspeitos já foram descartados para a presença de Covid-19 em território nacional.

Vacina contra outras doenças

Não há vacina contra o coronavírus. Apesar disso, o Ministério da Saúde reforçou a importância de que todo o público alvo seja vacinado na campanha regular contra a gripe. Isso porque, entre os casos descartados no atual monitoramento, há 27 casos de Influenza, que já pode ser evitada com a vacinação. Neste ano, o Governo Federal resolveu antecipar a campanha de vacinação contra a gripe no Brasil: o início está previsto para o próximo dia 23, conforme já noticiado por A VOZ DA SERRA.

Medidas de prevenção

- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos;
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir;
- Evitar ambientes com muita aglomeração;
- Utilizar álcool em gel nas mãos;

O que fazer em caso de suspeita?

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:

- Cubra o rosto com máscara cirúrgica;
- Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima;
- Siga as orientações dos profissionais de saúde.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra