O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, disse na manhã desta quinta-feira,12, que o Rio de Janeiro teve o primeiro caso de transmissão local do coronavírus. A confirmação foi feita através de um exame de contraprova da Fiocruz, cujo resultado saiu nesta quarta, 11.
A primeira transmissão local no estado foi em um congresso médico no Rio. Um homem de 72 anos participou do simpósio e contraiu o vírus. Na sequência, contaminou a esposa. Ambos estão em isolamento domiciliar e apresentam estado de saúde estável.
"Ele teve uma gripe, uma tosse e ele mesmo procurou uma unidade de saúde privada, onde fez o primeiro teste e, depois desse teste, ficou confirmado através de um outro teste. Então ele é a primeira pessoa que temos notícia, no Rio de Janeiro, que foi acometida pelo vírus sem ter viajado ou contato com alguém que viajou e estava doente", explicou a secretária de Saúde do Rio, Ana Beatriz Busch.
Até a manhã desta quinta, o estado tinha 15 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 13 na capital. Há centenas de casos suspeitos sendo investigados, mas nenhum deles em Nova Friburgo. Os casos suspeitos mais próximos estão em Teresópolis (1) e Petrópolis (2)
Deixe o seu comentário