Estado do Rio lança nova campanha de luta contra o Aedes

“Irmãos Detetives em ação contra o mosquito” alerta para possibilidade da reentrada do vírus tipo 2
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Combate ao Aedes (Arquivo AVS)
Combate ao Aedes (Arquivo AVS)

A Secretaria estadual de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria da Casa Civil e Governança, lançou a campanha “Irmãos Detetives em ação contra o mosquito”. O objetivo é mobilizar a população fluminense contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A iniciativa alerta sobre os riscos das doenças, principalmente pela possibilidade da reentrada do vírus tipo 2 da dengue no Estado do Rio, além de dar várias dicas de como eliminar os focos do vetor dentro das residências.

A campanha, que tem como personagens os youtubers Anny e Caio, sucesso entre o público infantojuvenil, propõe uma participação efetiva das famílias contra o Aedes nos lares, locais onde se encontram 80% dos focos da doença. A campanha “Irmãos Detetives em ação contra o mosquito” será veiculada nas emissoras de TV e rádio, internet e mídia exterior.

“Estamos na estação mais quente do ano, o verão, e as projeções apontam para um aumento de casos. A campanha convoca a população para fazer parte desta luta, eliminando os criadouros ao cobrir tonéis, caixas d’água, garrafas e baldes, além de manter limpos ralos e calhas. Bastam dez minutos por semana para fazer uma inspeção no imóvel e evitar a proliferação do inseto”, explica Edmar Santos, secretário estadual de Saúde.

Possibilidade de mais casos 

Para Alexandre Chieppe, médico da SES, depois da epidemia de dengue tipo 2 em 2008, quando foram registrados 235 mil casos, com 271 mortes, existe uma nova geração que não teve contato com o mosquito, ficando mais suscetível à doença.

“A possível reintrodução do vírus tipo 2 no Estado está relacionada à recente epidemia que ocorreu em São Paulo e em Minas Gerais, devido aos movimentos migratórios entre esses estados e o Rio. Crianças que nasceram depois de 2008 estão mais vulneráveis, pois não tiveram contato com esse agente transmissor. Por isso, é importante o lançamento da campanha e a participação de todos no combate ao inseto”, destaca Chieppe.

Em 2019, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio realizou diversas ações contra o Aedes, como a campanha “Atitude contra o mosquito”, e utilizou drones, em parceria com o Corpo de Bombeiros, para identificar focos do mosquito e direcionar ações preventivas.  A SES também realizou o Dia D com checagem de locais, distribuição de material informativo e orientação de como combater o inseto. 

Mais de dois mil profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, foram capacitados em dezenas de municípios fluminenses com o objetivo de melhorar o atendimento aos pacientes com sintomas de arboviroses.

Casos registrados

Este ano, até o último dia 4, foram registrados 804 casos de dengue, 20 de zika e 754 de chikungunya no Estado do Rio de Janeiro. Em 2019, foram notificados 32.514 casos de dengue, 1.556 de Zika e 86.187 de chikungunya, com 64 óbitos para a última enfermidade. As demais doenças não registraram ocorrências de mortes. Em 2018, foram registrados 14.752 casos de dengue, 2.462 de zika e 40.144 de chikungunya.

O mosquito

O Aedes aegypti é doméstico, vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Por isso, é importante o uso de telas em janelas e portas, mosquiteiros, roupas compridas, além de uso de repelente nas partes expostas do corpo, aumentando a área de proteção.

Sintomas e diagnóstico

A dengue apresenta febre alta e de início súbito e dores no corpo. A zika tem como principal característica as manchas vermelhas (exantema), que causam uma doença chamada febre da Zika vírus, associada à febre baixa e dores pelo corpo. Já a chikungunya apresenta sintomas como febre alta e fortes dores nas articulações. O diagnóstico das doenças, na maior parte dos casos, é clínico, ou seja, é feito com base nos sinais e sintomas relatados e observados por profissionais de saúde que indicam o tratamento adequado para cada caso.

Dicas para eliminar criadouros do Aedes:

1 - Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas.

2 - Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente. Verifique a existência de entupimento. Se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.

3 - Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias, etc.

4 - Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes, etc.

5- Mantenha caixas d’água, cisternas, tonéis e outros depósitos de água sempre bem fechados, com a tampa adequada, para impedir a entrada do mosquito.

6- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.

7 - Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto.

8 - Limpe constantemente as calhas, remova tudo que possa impedir a passagem da água, a laje e a piscina de sua casa.

9- Instale a caixa do ar-condicionado de forma que esta não possa acumular água.

10- No alto de lajes e telhas também pode haver água parada. Caso more em apartamento, peça ao porteiro que verifique o acúmulo de água no terraço.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde