Estado divulga novo boletim do coronavírus sem incluir Nova Friburgo

Apesar da prefeitura ter divulgado mais um caso suspeito da doença, município não consta na lista de casos suspeitos do Estado pelo segundo dia consecutivo
terça-feira, 03 de março de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

A Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro divulgou no fim da tarde desta terça-feira, 3, mais um boletim atualizado com os casos suspeitos de coronavírus no Estado. Até o momento, 62 casos suspeitos da doença estão sendo monitorados, 20 a mais do que o divulgado na segunda-feira, 2.  

Os locais de residência dos pacientes foram identificados da seguinte maneira: Rio de Janeiro (22), Niterói (8), Petrópolis (4), Barra Mansa (2), Duque de Caxias (2), Macaé (2), Maricá (2), Resende (2), São Gonçalo (2), Volta Redonda (2), Belford Roxo (1), Campos dos Goytacazes (1), Nova Iguaçu (1) e Teresópolis (1). Há ainda cinco casos de pacientes que residem no exterior e em outros estados brasileiros, além de outros cinco suspeitos com local de residência em investigação.

Cabe ressaltar que, apesar da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo ter divulgado nesta terça-feira mais um caso suspeito da doença (o quarto no total, sendo que dois já foram descartados), o município continua sem estar incluído na lista de casos suspeitos do Estado pelo segundo dia consecutivo.

Friburgo anunciou novo caso suspeito

No fim da manhã desta terça-feira, 3, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, divulgou um boletim informando que a cidade tem dois casos suspeitos do novo coronavírus. Outros dois casos suspeitos da doença em Nova Friburgo já foram descartados para a presença do COVID-19 – o do homem que morreu no último sábado, 29 de fevereiro, no Hospital Municipal Raul Sertã, que voltou de um cruzeiro à Argentina, e de uma mulher que retornou de viagem à Alemanha.

A novidade deste novo boletim da prefeitura é a notificação de novo caso suspeito: uma mulher de 33 anos, que viajou recentemente à Itália, tendo retornado ao Brasil no último dia 28 de fevereiro. Sendo assim, este caso e de outra mulher que também estava no cruzeiro com destino à Argentina, continuam sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Ambas passam bem e aguardam os resultados dos exames laboratoriais em monitoramento domiciliar. 

País registra 488 casos suspeitos

O Brasil tem dois casos confirmados de coronavírus no país. Eles não têm relação entre si, embora os pacientes sejam residentes do município de São Paulo. Os casos são importados e, por isso, segundo o Ministério da Saúde, não há mudança da situação nacional, já que não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro. Até esta terça-feira, 3, pelo menos 488 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, 240 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra