Estado cria programa para a aquisição de alimentos da agricultura familiar

Iniciativa visa incentivar a geração de renda e contribuir para o enfrentamento à insegurança alimentar
terça-feira, 22 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Com a intenção de incentivar a geração de renda e a economia fluminense, o governador Cláudio Castro sancionou a lei estadual 10.543/24, que cria no Estado do Rio de Janeiro o Programa para a Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, Pequenos Produtores e Pescadores Artesanais. Publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do estado, a norma incrementa a ocupação produtiva dos agricultores familiares e dos pescadores artesanais, além do abastecimento contínuo e prioritário aos restaurantes e cozinhas comunitárias, coletivas e solidárias do Governo do Estado.

Com foco também no enfrentamento à insegurança alimentar, o programa prevê a doação dos alimentos adquiridos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, garantindo o acesso à alimentação de qualidade a esse grupo.

“Essa é uma iniciativa que estimula a agricultura familiar e a economia do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo também para o combate à insegurança alimentar. Trata-se de mais um programa que será fundamental no apoio aos agricultores e pescadores artesanais”, declarou Cláudio Castro.

De acordo com a lei, o pagamento aos fornecedores será realizado diretamente pelo Governo do Estado ou por intermédio das instituições financeiras oficiais, admitido o convênio com cooperativas de crédito e bancos cooperativos para o repasse aos beneficiários.

Caberá à Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento a realização de ações de articulação com cooperativas e demais organizações formais da agricultura familiar. O programa será implementado com base nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A iniciativa se dará mediante termos de adesão firmados por órgãos e entidades da administração pública estadual, dispensando a necessidade de convênios tradicionais.

“Este programa é um passo essencial para garantir que alimentos de qualidade cheguem às comunidades vulneráveis, reforçando a importância do apoio aos nossos produtores rurais”, ressaltou o secretário estadual de Agricultura, Dr. Deodalto.

Prioridade de acesso ao programa

Terão prioridade de acesso ao programa os agricultores familiares e pescadores artesanais que estiverem incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sobretudo os beneficiários do Auxílio Inclusão Produtiva Rural.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: