A Secretaria estadual de Saúde do Rio e a prefeitura de Miguel Pereira confirmaram no fim da manhã desta quinta-feira, 19, a primeira morte por coronavírus no Estado do Rio. A vítima é uma mulher de 63 anos que estava no grupo de risco para a Covid–19. À tarde foi confirmada o segundo óbito: um homem de 69 anos, morador de Niterói. Ambos eram diabéticos e hipertensos. Somados aos cinco óbitos pelo Covid-19 em São Paulo, chega oficialmente a sete o número de vítimas do novo vírus no Brasil, até agora.
"Estamos todos consternados e tristes. Meus sentimentos a familiares e amigos. Esse vírus nos atinge a todos. É momento de reflexão e de pensarmos nos que mais amamos. É por isso que reforço para que as pessoas não saiam de casa, que orem e que acompanhem todas as orientações do Ministério da Saúde e da nossa Secretaria de Saúde, para que sigamos juntos unidos contra esse mal que assola o mundo”, lamentou o governador Wilson Witzel.
A moradora de Miguel Pereira apresentou sintomas no dia 15, deu entrada em uma unidade de saúde do município no dia 16, apresentou piora no quadro e veio a óbito na última terça, mesmo dia que o material chegou para a análise do Lacen. Ela trabalhava como empregada doméstica e teve contato com paciente confirmado que viajou ao exterior.
Até esta quinta–feira, 19, o Estado do Rio registra 65 casos confirmados de coronavírus, sendo 55 na capital.
Situação em Friburgo
Em Nova Friburgo há 24 suspeitas. Em 24 horas, subiu de 22 para 24 os casos suspeitos de coronavírus no município. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria municipal de Saúde, divulgado no início da tarde desta quarta-feira, 18, três deles estão internados, sendo que um em unidade pública - provavelmente o Hospital Municipal Raul Sertã - e dois em rede particular (os locais não foram informados). Os demais estão em quarentena domiciliar, em bairros não divulgados.
Segundo a secretaria, os doentes sob suspeita são 12 homens e 12 mulheres. Três deles são crianças: um está na faixa etária de 1 a 4 anos e dois têm entre 5 e 9. Entre eles há um adolescente (entre 15 e 19 anos). A maior parte dos casos, no entanto (cinco dos doentes), está na faixa de 40 a 49 anos. Quatro são jovens entre 20 e 29 anos. Dois têm entre 30 e 39. Três têm entre 50 e 59. E apenas dois estão na faixa de maior risco, acima de 60.
O município aguarda o resultado de exames laboratoriais, que estão sendo realizados no Laboratório Noel Nutels da Fiocruz e que, segundo informou a prefeitura, será definitivo, sem necessidade de contraprova.
Desses moradores de Friburgo que estão doentes com sintomas do novo vírus, a maior parte (sete deles) tiveram contato com pessoas que viajaram ao exterior; quatro têm histórico de viagem recente; três tiveram contato com casos também suspeitos; um teve contato com pessoa que mora no exterior; um tem residência também no exterior; e dois não tiveram contato algum, o que sugere que, em eventual caso positivo para o Covid-19, possa ter sido transmissão comunitária ou sustentada (quando não se sabe a origem). Seis casos ainda estão em investigação epidemiológica.
Prefeitura não informa número de leitos disponíveis em CTI
Questionada sobre o número de leitos de tratamento intensivo que o município dispõe, quantos poderiam ser remanejados de outras unidades para o caso de eventual demanda e quantos respiradores operantes o Raul Sertã tem hoje, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “diariamente tem realizado reuniões com o Comitê Operacional de Emergência em Saúde e que já elaborou o plano municipal de contingência e ele traz as estratégias para cada fase da epidemia, ou seja, os leitos já estão separados caso haja a necessidade de atendimento a casos confirmados do novo coronavírus”.
Ainda segundo a prefeitura, as projeções para os próximos 15 dias serão definidas nas reuniões realizadas diariamente.
Raul e Sertã e UPA, só em caso de sintoma grave
A orientação da prefeitura para friburguenses que apresentem algum sintoma gripal e que não tenham nenhum dos critérios epidemiológicos (histórico de viagem ao exterior ou a locais de circulação do vírus como Rio de Janeiro e São Paulo, contato com alguém que tenha suspeita da doença ou confirmada) é que procure a unidade básica de saúde (posto de sáude) mais próxima de sua casa, se os sintomas fortem leves. O Hospital Municipal Raul Sertã e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino só devem ser procuradas caso os sintomas sejam graves, como dificuldade respiratória e febre alta.
No Brasil, mais de 620 casos confirmados
Em todo o Brasil, os casos confirmados de infectados por coronavírus passa de 620 nesta quinta, 19. Eram 399 na noite de quarta e 291 na noite de terça.
O vírus está circulando em 20 estados e no Distrito Federal, segundo o Ministério da Saúde.
Cinco mortes já confirmadas em SP
A Secretaria estadual de Saúde confirmou nesta quinta-feira, 19, a quinta morte pelo coronavírus em São Paulo. O paciente é um homem de 77 anos, com comorbidade, que morava na capital e estava internado em um dos hospitais da rede Prevent Senior. A operadora de saúde informou que em sua rede há 33 pacientes na UTI, sendo que 12 tiveram exames confirmados para a Covid-19. Os outros 21 ainda aguardam o resultado do exame.
Em nota, a Prevent Senior diz ainda que há 90 pacientes "em acomodação apartamento, sendo 16 positivos para Covid-19 e 74 aguardando resultado do exame".
De acordo com o hospital em que as mortes foram registradas, as vítimas são uma pessoa de 65 anos com problemas de saúde anteriores e outra de 80 anos sem comorbidades. A primeira foi um homem de 62 anos com histórico de diabetes e hipertensão.
Além dos casos confirmados, o Ministério da Saúde contabilizava nesta terça 8.819 casos suspeitos no país. Outros 1.890 casos suspeitos foram descartados. Há 18 pessoas confirmadas hospitalizadas (7% do total).
O mundo registrou nesta quarta mais de 200 mil casos de Covid-19 (mais que a população de uma cidade do porte de Nova Friburgo) e pelo menos oito mil mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de mortos na Itália (3.405) já ultrapassa o da China (3.245).
Estudo projeta 5 mil casos no país em uma semana
Um estudo realizado por pesquisadores da PUC-Rio, Fiocruz e Instituto D'Or da Secretaria estadual de Saúde do Rio estima que, até 26 de março, quinta-feira da semana que vem, o Brasil pode chegar a 4.970 casos confirmados de coronavírus.
Os estados de São Paulo e do Rio poderão registrar, respectivamente, 3.380 e 596 casos.
Para fazer esta projeção, os pesquisadores utilizaram o cenário de países como Irã, Itália, Coreia do Sul, Espanha, França, Alemanha, China e EUA.
Replicando a taxa de transmissão em cada um desses países juntamente com suas medidas de contenção, foi possível projetar cenários otimista, mediano e pessimista no Brasil.
Foram utilizadas as taxas de crescimento de cada um dos países até a confirmação do 50º caso, além de como a ação de cada país e o comportamento da sua população influenciou no crescimento posterior dessa curva. O Brasil atingiu 50 casos confirmados em 12 de março, quinta passada. A partir desse dado, os pesquisadores conseguiram obter a projeção de 15 até 26 de março.
Se o Brasil replicar o pior cenário, a expectativa é de que, em uma semana, o país tenha 4.970 casos; na expectativa otimista, é possível chegar a 2.314 casos; a mediana é 3.750.
Fontes: G1 e Uol
Deixe o seu comentário