Vencedor do Prêmio Shell na categoria dramaturgia, o espetáculo “Três Irmãos” é atração deste sábado, 10, às 20h, no Sesc Nova Friburgo. A peça, da Cia Cerne, se debruça sobre a passagem de Jorge Amado por São João Meriti, na Baixada Fluminense, local onde o escritor morou, entre 1946 e 1948, e concluiu Seara Vermelha, último romance escrito por ele antes de partir para o exílio. A classificação etária é 14 anos com ingressos de R4 5 a R$ 15.
O espetáculo, original e livremente inspirado na obra, narra a história de uma família expulsa das terras onde trabalhava e que sai a pé rumo a São Paulo, experimentando, no trajeto, a fome, morte, doenças e tantas outras penúrias.
(Foto: Stephany Lopez)
A peça conta a história dos três filhos do casal que saíram de casa antes do grande êxodo da família: João se tornou policial, José, cangaceiro, e Juvêncio engajou-se no ativismo político. A partir dessas três formas distintas de se enfrentar as agruras da caatinga, Jorge Amado discute o Brasil de sua época, suas misérias e desigualdades.
Com dramaturgia e direção de Vinicius Baião, que levou o Prêmio Shell 2024 na categoria dramaturgia, o espetáculo atualiza criticamente a história escrita por Jorge Amado há mais de 75 anos para refletir o Brasil contemporâneo, ainda envolto em temas como miséria, fome e fundamentalismo religioso. Em cena estão Elizandra Souza, Gabriela Estolano, Higor Nery, Leandro Fazolla, Madson Vilela, Rohan Baruck e Juliana França.
Peça infantil no domingo
Já neste domingo, 11, às 16h, o teatro do Sesc vai receber o espetáculo infantil “Um passarinho me contou”, que narra a história de dois irmãos que vivem numa casa humilde no meio da mata. O mais novo, Marcéu, tem um contato íntimo com a natureza e sonha em ser pássaro, enquanto o mais velho, Iaçá, desconfia o tempo todo da capacidade do irmão em se comunicar com os pássaros. A trama ganha maior tensão quando uma enchente atinge a região onde moram.
A montagem da Albatroz Cia de Teatro é uma adaptação da obra “Marcéu”, do escritor mineiro Marcos Bagno. O texto ainda dialoga com poemas de Manoel de Barros, com o livro “Meu pé de laranja lima”, de José Mauro de Vasconcelos, e memórias de infância do próprio elenco. A classificação é livre e a entrada gratuita para crianças e adolescentes até 16 anos. O Sesc fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 231, na Vila Nova.
Deixe o seu comentário