Equinócio marcou o início do outono no último domingo, às 12h33

sexta-feira, 18 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

O outono do Hemisfério Sul começa neste domingo, 20 de março, às 12h33, horário de Brasília, e termina em 21 de junho. As características típicas dessa estação são observadas em regiões mais afastadas da Linha do Equador, situadas ao sul do Trópico de Capricórnio. 

Conhecido como o “Equinócio de Outono”, responsável pelo início da estação, nesse período a Terra encontra-se totalmente iluminada pelos raios solares entre os dois hemisférios. Esse fenômeno astronômico marca o momento exato em que o Sol passa pelo Equador celeste. Quando ele acontece, o hemisfério Sul começa a receber menos luz do Sol. Como a Terra é inclinada, no outro lado, ou seja, no hemisfério Norte, a Terra começa a receber mais sol.

Quanto a uma de suas características mais evidentes, a queda das folhas, é a forma que as plantas encontram para poupar energia, pois precisarão dela para a chegada do inverno. Em muitos lugares, os períodos de chuva são menos frequentes e a umidade diminui. Entretanto, aumentam os ventos e nevoeiros.

No Brasil

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o outono no Brasil é "uma estação de transição, entre o verão e o inverno, quando verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul. 

Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do país, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700mm, no extremo norte das regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do país, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm. 

Nas regiões Sul, Sudeste e parte da região Centro-Oeste, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC e a máxima entre 30ºC e 32ºC.

De acordo com o Climatempo, "de forma geral, a principal característica da estação é a grande redução da frequência e do volume de chuva na maior parte do país. Porém, para muitas áreas das regiões Norte e Nordeste, outono é sinônimo de aumento da chuva. 

Na costa norte do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão, outono é o pico da estação chuvosa. Na costa leste do Nordeste já podem ocorrer os DOL — Distúrbios Ondulatórios de Leste, que trazem chuva forte e volumosa para esta faixa, especialmente entre o Rio Grande do Norte e a região de Salvador".

Veranico de maio

Por ser a única região de clima subtropical no país e que, portanto, tem as quatro estações bem definidas, o outono é bem característico nesta região, com a queda gradativa das temperaturas e o aumento da incidência de ventos, por exemplo. As frentes frias não são incomuns, e podem derrubar as temperaturas para abaixo dos 10ºC algumas vezes. Pode haver nevoeiros, geadas e até queda de neve conforme as semanas avançam rumo a junho, quando inicia o inverno.

Já em maio, ao menos no Rio Grande do Sul, o "veranico de maio" é bastante tradicional. Além disso, há também a frutificação e a queda das folhas de diversas espécies de árvores.

Muitos pássaros (e algumas outras espécies) iniciam a migração rumo a regiões mais quentes para escapar do frio. Além destes, diversas espécies de animais, como esquilos e marmotas, recolhem alimentos para estocá-los para o inverno, quando hibernam.

Principais características

  • Os dias tornam-se cada vez mais curtos em relação às noites;

  • As temperaturas são amenas;

  • Ocorre queda das folhas e frutos de algumas espécies de árvores;

  • A umidade relativa do ar sofre uma queda;

  • Diminuição dos períodos de chuva;

  • Aumento da ocorrência de ventos e nevoeiros.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: