Entrevista com Fátima Erthal, sócia proprietária da loja Drink & Cia

quinta-feira, 30 de junho de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Antônio Faria e Fátima Erthal, da Drink & Cia
Antônio Faria e Fátima Erthal, da Drink & Cia

O casal Fátima Erthal e Antônio Faria fundou a loja Drink & Cia quando Nova Friburgo não possuía nenhuma loja especializada em bebidas, principalmente as importadas. Foi a oportunidade que ambos vislumbraram para entrar nesse mercado. “Lá se vão 26 anos”, diz Fátima, lembrando da inauguração da loja no Centro, em 1996, administrada por ela e o marido. Em 2010 abriram uma filial em Mury, que passou a ser administrada pelo novo sócio Octávio Erthal.

“Quando foi declarada a pandemia, se não fosse o sistema delivery teríamos passado por situação muito difícil, pois foi o atendimento via whatsApp que nos permitiu cumprir todos os nossos encargos financeiros. Antes da pandemia nosso serviço de delivery era insignificante. Em março de 2020 não tínhamos a menor ideia de que aquela situação duraria tanto tempo, com os funcionários 100 dias em casa. No início chegamos até a cogitar o fechamento da loja, mas preferimos buscar alternativas, como trabalhar com um motoboy de confiança.

Por sorte tínhamos uma carteira de clientes cadastrados no whatsApp, que nos ajudaram divulgando nosso número para os amigos. As redes sociais também foram muito importantes para manter a conexão com a clientela e atrair novos clientes. Aliás, no início da pandemia, quando as pessoas estavam ainda sem saber o que estava por vir, houve um pico de vendas surpreendente. Com o passar do tempo foi voltando ao normal.

Há muito tempo o brasileiro já vinha inserindo o vinho no seu dia a dia. Curioso sobre o assunto, ele passou a participar de degustações e cursinhos para se inteirar desse universo. Durante a pandemia, com os restaurantes fechados, as famílias organizavam pequenos encontros para jantar ou almoçar em casa. E lojas como a Drink e Cia estavam presentes também nesses momentos, com maior assiduidade. À medida que a  flexibilização foi aumentando, o consumo foi retraindo.

Nosso portfólio é muito eclético, trabalhamos com vinhos de todos os países e nosso lema é “Vinho para todos, temos desde o bem baratinho até o bem caro!”. Os chilenos são nosso carro-chefe, mas nos últimos anos os portugueses e italianos estão com boa demanda também, assim como argentinos, franceses e espanhóis. Temos ainda os gregos, libaneses, uruguaios, alemães, húngaros etc. E fazemos promoções atrativas, com resultados muito positivos.

Adoraríamos trabalhar com mais rótulos brasileiros, mas ainda há alguns entraves para nosso vinho deslanchar: o custo e a qualidade. Quando o vinho nacional é bom, é mais caro do que seus concorrentes internacionais, e o cliente acaba optando pelo importado. De qualquer forma, avançamos muito nos últimos anos, inclusive o Brasil pode se gabar de ter ótimos espumantes e com custo muito atrativo.

Mas a crise global está afetando bem esse setor. O frete internacional aumentou muito, a escassez de garrafas é um problema enorme, que resulta no encarecimento do produto final, sem falar no valor do custo do dólar para nós, brasileiros, e nos altos valores de fretes que pagamos internamente. Mesmo assim, estamos esperançosos com 2022, torcendo para que a Covid fique no passado e que o mundo volte com todas as engrenagens funcionando. 

Os três meses de inverno formam o período mais bem sucedido comercialmente, mas se considerarmos cada mês separadamente, dezembro é o melhor mês de faturamento. Nas festas de fim de ano não podem faltar vinhos, não é mesmo? É também a época de presentear, confraternizar, tanto em eventos, como nas reuniões familiares.

Por fim, no inverno, Nova Friburgo é um convite ao romance, o turista adora o nosso friozinho. Nas rodas de conversas, em frente a uma lareira ou em volta de uma fogueira, taças nas mãos, o tema enofilia é inevitável, rende muita troca de informações e opiniões. Impossível passar o inverno aqui e resistir à sedução de uma taça de vinho. O clima é propício e a gastronomia excelente, então, o vinho é o complemento perfeito para criar aquela atmosfera romântica.” 

Nas fotos acima, as lojas Drink e Cia na Avenida Euterpe Friburguense, 148, Centro, e em  Mury, na Avenida Walter Machado Thedin, 795 loja 1.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: