Quando a Associação foi criada e quando assumiu o cargo de presidente? No que consiste o seu trabalho, como a entidade funciona?
A Associação foi fundada em 1989, funcionou por algum tempo, até ficar parada por um período. Assumi a presidência em 2021, com apoio da minha chapa. Temos como proposta deliberar as demandas e buscar soluções para os problemas da localidade. Como Associação é importante poder discutir para alcançar nossos propósitos, sendo um direito de todos os membros. E como presidente minha função é mediar esse debates e colocar as soluções em prática.
A entidade realiza atividades de vigilância para coibir eventuais infrações ambientais? Se sim, como esse trabalho é desenvolvido?
Um de nossos maiores problemas é o descarte correto de lixo. Como associação, estamos sempre nos mobilizando para que ele (o descarte) seja feito de forma ideal. Por exemplo, construindo uma lixeira comunitária, fechada, para impedir que animais, domésticos ou silvestres, tenham acesso. Investimos na conscientização através de muitas conversas principalmente pelas mídias sociais. Além disso, em um período em que havia muitos turistas na área, tivemos que intervir, com a ajuda de voluntários, indo até essas áreas turísticas para fiscalizar e conscientizar os banhistas (principalmente sobre o descarte correto de seu lixo). Atualmente, não temos tido problemas. Também nos prontificamos a distribuir placas de conscientização e localização na região.
E quanto a cuidados com fogo, pesca e caça predatórias? Existem caçadores na região?
Não temos problemas de incêndio florestal, ou mesmo fogueiras na área em que a Associação está atenta e pronta para agir. Nossos problemas com turistas como já citado tem sido o descarte e o cuidado com a mata. Desconheço qualquer problema com caça e pesca predatória na região.
Há atividades de esportivas nas trilhas e nos rios?
Não, não temos atividades de trilhas, pois geralmente elas são em terrenos particulares. Os rios são usados para banhos. A maior movimentação ao longo do ano são a dos ciclistas, que aproveitam nossas estradas como trilhas. Ainda há os observadores de pássaros que os observam de longe, com cuidado, apenas para tirar fotos.
Há espécies ameaçadas de extinção?
Ao contrário, atualmente pudemos observar, até, uma maior quantidade de aves no local. Além dos animais comuns da mata atlântica, que é o nosso bioma, como preguiças, tucanos, siriema, macaco, onça parda, capivara.
Vivendo em uma zona rural, qual tipo de problema mais incomoda os moradores?
O nosso "calcanhar de Aquiles" é a estrada. Como moradora, destaco a distância e a situação precária das estradas, que dificultam a nossa locomoção. A (i)mobilidade é um problema antigo, seja para comprar um simples remédio ou pão temos que, praticamente, fazer uma “viagem”. Sabemos que a distância é um fato inerente à nossa localização, mas se tivéssemos estradas em melhores condições o nosso “ir e vir” seria menos lento e menos cansativo. Então, como Associação, acabamos absorvendo essa função de realizar, periodicamente, a manutenção das estradas, o que eleva nossos gastos anuais.
E quanto aos desafios enfrentados na defesa da preservação da região?
A preservação é outro assunto que as vezes causa frustração em todos nós, moradores. Estamos aqui há várias gerações — desde nossos bisavôs(vós) — e aprendemos a importância da terra e dos rios através de seus conhecimentos. Afinal, eles dependiam desse equilíbrio para sobreviver. Se você perguntar a qualquer um desses anciãos, eles vão falar do valor da terra. No entanto, o que faltava era o conhecimento de como preservar, qual a melhor forma. Com os avanços dos últimos anos, pudemos melhorar no quesito preservação.
Mesmo assim, percebemos um certo desconhecimento, no mínimo falta de foco de pessoas que não têm esse convívio e experiência para orientar, ensinar, através de palestras sobre o valor do que temos. Quanto ao nosso maior problema para preservação, continua sendo o descarte inadequado do lixo. Há muita falta de respeito e responsabilidade com o que a natureza nos oferece, generosa e gratuitamente.
Deixe o seu comentário