Entidades de Friburgo promovem campanha para testagem de trabalhadores

Ideia é que as empresas possam testar seus funcionários com preço acessível. “Não podemos esperar outra onda de contágio”, afirmou o diretor executivo da Acianf, Roosevelt Concy
sexta-feira, 10 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação Acianf)
(Fotos: Divulgação Acianf)

Com a retomada gradual das atividades econômicas em Nova Friburgo, se torna ainda mais indispensável a testagem da Covid-19 entre os funcionários das empresas do comércio, indústria e de prestação de serviços em geral. Pessoas contaminadas e mesmo as assintomáticas podem estar disseminando o coronavírus nos ambientes de trabalho sem ter conhecimento. Por isso, uma parceria envolvendo diversas associações e entidades de Nova Friburgo criou a ‘Campanha de Testes de Covid-19’, que visa atender aos colaboradores das micro, pequenas e médias empresas da cidade, oferecendo a testagem com preço especial.

A iniciativa é da Frente Empresarial e de Classe de Nova Friburgo (FEC-NF), liderada pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), junto à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL); Representação Regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ); Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau; Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Nova Friburgo; Associação de Lojistas do Cadima Shopping (Alcas); Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg) e Associação do Comércio e da Indústria de São Pedro da Serra (Acisps), junto ao Laboratório de análises clínicas De Vita, que realiza os testes.

A intenção das entidades é testar, identificar e isolar, principalmente os casos assintomáticos da Covid-19 das empresas, combatendo a contaminação pelo novo coronavírus e retomando as atividades de forma mais segura. Para a realização dos testes não há necessidade de a empresa ser associada às entidades e, dependendo da quantidade de funcionários, a coleta poderá ser realizada in loco, com pequeno adicional no valor.

A coleta do material para os testes de Covid-19 será realizado pelo laboratório De Vita. Já a análise será realizada pela empresa Diagnósticos Brasil. O prazo para o resultado do teste é entre três e quatro dias úteis. O paciente receberá uma notificação via aplicativo de mensagens. A campanha também contará com o apoio de uma infectologista e uma clínica geral, que oferecerão consulta médica, melhor orientação, encaminhamento para novo teste e tratamento adequado às pessoas que forem testadas positivas.

“Aderimos de imediato fazer parte da Campanha de testagem da COVID-19, pois entendemos desde o início, que fazendo parte da atividade da medicina laboratorial é quase uma obrigação participar de uma iniciativa tão importante como essa. Como ainda não temos a vacina, o que se pode fazer efetivamente é o isolamento social, uso de máscaras e testagem em massa. A testagem possibilita a identificação dos indivíduos testados positivos, que serão afastados do meio, e então impedir que essas pessoas transmitam a doença. Sabemos da alta infectabilidade desse vírus, onde um indivíduo (R0), é capaz de infectar outros três, e cada um desses três, mais três indivíduos e assim por diante. Essa contaminação é exponencial. Por isso testar é muito importante. Portanto, esse é nosso entendimento, nossa responsabilidade social dentro da área que atuamos. É gratificante pra nós do De Vita, fazer parte de uma iniciativa tão importante.” Rita Motroni, sócia diretora do Laboratório De Vita.

Teste é indicado para pessoas que não apresentam sintomas

O teste que será realizado nesta campanha é feito a partir da pesquisa de anticorpos totais e é considerado o de melhor performance do mercado para avaliação da exposição passada ao vírus, sendo indicado especialmente para testagem em massa. O teste é indicado para avaliação epidemiológica de quem não possui sintomas de Covid-19. Para pessoas que estejam apresentando quadro clínico sugestivo, o teste pode ser realizado a partir do sétimo dia do início dos sintomas.

“O atraso na testagem é uma complicação enorme. Precisamos acelerar esse movimento de testagem em massa em nossos trabalhadores. Não podemos esperar pela iniciativa do poder público. Precisamos zelar pela saúde dos nossos familiares, nossos trabalhadores, aos seus familiares e aos nossos clientes. Isso é urgente. Não podemos perder mais tempo. O vírus está circulando. O perigo de contágio é real”, afirmou o diretor executivo da Acianf, Roosevelt Concy, que completou: “Já estamos com um atraso de 120 dias em Friburgo. Não podemos esperar outra onda de contágio e termos que fechar as empresas novamente se essas medidas urgentes não forem tomadas”, concluiu Roosevelt.

As empresas que tiverem interesse em realizar os testes podem entrar em contato através do site da Acianf, que é o (www.acianf.com.br), ou pelo telefone: (22) 99706-7614.

LEIA MAIS

As datas de realização dos testes, no entanto, não foram divulgadas

Duas mil pessoas serão testadas e resultados permitirão analisar fatores demográficos e socioeconômicos da pandemia

Hoje, a Secretaria de Saúde realiza cerca de 300 testes por dia em posto do Detran na capital fluminense

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra