Parceria do Estado com projeto Dados do Bem permite triplicar testagem

Hoje, a Secretaria de Saúde realiza cerca de 300 testes por dia em posto do Detran na capital fluminense
terça-feira, 07 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Parceria do Estado com projeto Dados do Bem permite triplicar testagem

A Secretaria estadual de Saúde assinou um termo de cooperação com o projeto Dados do Bem, iniciativa sem fins lucrativos desenvolvida pelo Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino e pela Zoox Smart Data, que vai permitir triplicar o número de testes imunosorológicos para Covid-19 oferecidos no Estado do Rio. Hoje, a secretaria realiza cerca de 300 testes por dia em posto do Detran na capital fluminense. Com a parceria do Dados do Bem, acredita-se que será possível oferecer mil testes diários.

O Dados do Bem é um aplicativo que permite ganho tecnológico para a marcação e a realização dos testes e um mapeamento mais preciso da curva do coronavírus. Ele combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da pandemia nos centros urbanos. Os resultados vão auxiliar o Governo do Estado na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.

No aplicativo, cedido gratuitamente pelo Dados do Bem, o usuário preenche um cadastro e responde a um questionário com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19, além de um histórico de saúde. Os pacientes cujas respostas ao questionário apontarem para alta probabilidade de Covid-19 serão chamadas para se submeterem a testes imunosorológicos. “Fizemos uma parceria muito importante, que vai nos permitir triplicar a capacidade diária de testagem sem nenhum ônus para o Estado, usando um sistema de eficiência reconhecida”, disse o secretário estadual de Saúde, Alex Bousquet.

Treinamento de profissionais

A parceria consiste na cessão gratuita da tecnologia Dados do Bem para a Secretaria estadual de Saúde (SES), bem como o compartilhamento da inteligência de dados gerada pelo aplicativo. No acordo também está incluído o treinamento de profissionais. A SES fica responsável por toda a operação. A partir da próxima segunda-feira, 13, a secretaria já espera realizar 600 testes por dia marcados pelo aplicativo. A meta é chegar a mil testes por dia em um mês. 

O aplicativo Dados do Bem está disponível gratuitamente para Android e iOS. A partir dos dados fornecidos pelo usuário no questionário, a plataforma indica a possibilidade dele estar infectado. Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. O anonimato dos participantes é preservado 

Sobre o Dados do Bem

O projeto Dados do Bem (www.dadosdobem.com.br) visa o monitoramento epidemiológico que reúne tecnologia de geolocalização e metodologia para acompanhamento, em tempo real, da evolução da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Criado por médicos, cientistas e engenheiros de dados, a ferramenta, cedida gratuitamente à população e ao poder público, fornece um mapa de distribuição do vírus e dados estratégicos sobre a Covid-19 para tomadas de decisão das autoridades. 

LEIA MAIS

As datas de realização dos testes, no entanto, não foram divulgadas

Duas mil pessoas serão testadas e resultados permitirão analisar fatores demográficos e socioeconômicos da pandemia

Ideia é que as empresas possam testar seus funcionários com preço acessível. “Não podemos esperar outra onda de contágio”, afirmou o diretor executivo da Acianf, Roosevelt Concy

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra