Em Lumiar, o carnaval “brincou” nas cachoeiras do paraíso friburguense

Turistas e visitantes puderam apreciar e se banhar nos rios límpidos da região durante o feriado
sábado, 05 de março de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Regina Lo Bianco)
(Foto: Regina Lo Bianco)

Mesmo sem carnaval nas ruas do 5º distrito — Lumiar — teve diversão e mil e uma opções de lazer para aproveitar nesse feriadão, como as cachoeiras e poços, famosas atrações naturais. Aliás, o destino ganhou fama graças a elas, distribuídas entre Lumiar, São Pedro da Serra e no bairro Boa Esperança, que recebeu turistas de diversos estados, também. Vale ainda como sugestão para aproveitar esse finzinho de verão, como um dos programas mais buscados nessa bela região. Confira algumas dicas: 

Cachoeira de São José - Localizada em uma propriedade particular, o caminho que leva até ela é um espetáculo da natureza à parte. A cachoeira não tem um poço muito grande, mas dá pra nadar à vontade. Sua queda de 15 metros de altura deixa o visual ainda mais atraente.

Cachoeira Indiana Jones - Não teria outro nome que combinasse tão bem. Quem já assistiu às aventuras de Indiana Jones vai entender perfeitamente o porquê de a cachoeira ter sido batizada com esse nome. Apesar de ter um acesso difícil, o esforço vale à pena. Antes de chegar até a queda d’água da Cachoeira Indiana Jones, você passa por um pequeno poço. Logo mais à frente, terá um caminho de formações rochosas que escorrem água, que formam um pequeno cânion com águas até o joelho.

Cachoeira Toca da Onça - O lugar perfeito para passar um dia inteiro com a família ou grupo de amigos. Muito bem estruturada, a Cachoeira Toca da Onça é outro ponto imperdível pra quem procura o que fazer em Lumiar. De água esverdeada, a cachoeira parece mais uma prainha, com várias piscinas naturais. Lá você encontra um pequeno restaurante, estacionamento, banheiros, área para fazer piquenique e até mesmo camping. O local também é ótimo para canoagem e boia-cross. Foi um dos pontos turísticos que lotou neste carnaval.

Poço da Giannini - Fica bem próximo ao centro de Lumiar. Ele não é o mais famoso e nem o mais visitado mas, por estar tão pertinho, vale a pena ir até lá. A queda dele é bem pequena, e parece ser bem mais um rio do que uma cachoeira. Há bastante pedras e correnteza, mas dá pra ficar na beirinha se refrescando. 

Poço Feio - Apelidado de “praia de Lumiar”, o Poço Feio (que de feio não tem nada!) possui águas esverdeadas e muita natureza ao redor. Formando uma piscina natural, o poço tem espaço de sobra para nadar, boiar e relaxar, e ainda há uma parte de areia onde os visitantes costumam ficar. No local você também encontra um restaurante, sauna e uma tirolesa que atravessa o poço — pagos a parte. Por conta do fácil acesso e proximidade do centro do distrito, ele sempre lota, principalmente nos fins de semana e feriados. O acesso ao poço é pago, já incluído o estacionamento. 

Encontro dos rios Macaé e Bonito - Se você ama espetáculos da natureza, não vai faltar o que fazer em Lumiar – e um deles é o encontro dos rios Macaé e Bonito.  Muito procurado para a prática de rafting, o encontro dos rios tem um visual inesquecível, e muitos turistas vão até o local só para admirar a beleza e a força das águas do Rio Macaé. Logo depois da ponte, tem uma trilha de 200 metros à direita, que leva para a parte mais mansa do rio. Há “piscininhas naturais” entre as pedras, e é um convite irrecusável para um banho. Em épocas de alta temporada, esse trecho costuma ficar bem cheio. Então, o ideal é você chegar mais cedo. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: