Em “live” pela web, Bravo anuncia que vai prorrogar decreto da quarentena em Friburgo

“Estamos tendo resultados positivos até o momento, por isso temos que manter”, disse o prefeito. Conselheiro poderá ganhar hospital de campanha
sexta-feira, 03 de abril de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A subsecretária Fabíola e o prefeito Renato Bravo na
A subsecretária Fabíola e o prefeito Renato Bravo na "live" (Reprodução da web)

O prefeito Renato Bravo anunciou que vai prorrogar a quarentena decretada no último dia 20 para conter a pandemia de coronavírus em Nova Friburgo. O decreto municipal, determinando o fechamento de indústrias e comércio (à exceção dos setores essenciais, como alimentação e farmácias) tem vigência até este domingo, 5. A suspensão das aulas na rede municipal já tinha sido prorrogada até 15 de abril.

O novo decreto neste sentido deverá ser publicado neste fim de semana. O anúncio foi feito em rede social, na “live” pelo Instagram realizada ao lado da subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, na noite desta quinta-feira, 2.

“Sim, a quarentena vai ser prorrogada”, respondeu o prefeito à pergunta de um internauta. “Neste momento isso é fundamental, essencial para preservar vidas, para diminuir o pico da curva da doença, para ampliar cada vez mais a capacidade de atendimentos. Estamos tendo resultados positivos até o momento, por isso temos que manter, com tranquilidade  e responsabilidade”, disse Bravo.

“A quarentena é necessária porque não chegamos ainda ao momento de pico. Temos que protelar ao máximo a chegada desse pico para termos leitos disponíveis, em caso de necessidade de internações”, emendou Fabíola.

Segundo Bravo, o Hospital Municipal Raul Sertã está sendo preparado com o redimensionamento de leitos e vai ganhar um centro de triagem externo.

Durante a “live”, o prefeito também anunciou que Nova Friburgo poderá ganhar um hospital de campanha. O local será o complexo esportivo do Sesi, em Conselheiro Paulino, que inclui ginásio coberto e campo futebol. O prefeito fez questão de dizer que a escolha foi técnica, em conjunto com o Comitê Operacional de Emergência em Saúde, criado para conter esta crise do coronavírus. 

Segundo Bravo, o município foi consultado pela Secretaria estadual de Saúde, que já enviou um engenheiro para vistoriar o local. Mas a decisão final será do Ministério da Saúde, que estaria em dúvida entre montar o hospital, que será regional, em Friburgo ou em Cantagalo.

Durante a transmissão online, que durou uma hora, a subsecretária disse que ainda será divulgada a data da próxima vacinação contra a gripe comum. Segundo ela, na última etapa, na terça passada, foram aplicadas quase 25 mil doses vacina  em idosos e profissionais saúde.

Fabíola pediu “paciência” aos idosos, explicando que, devido à antecipação da campanha de vacinação este ano por conta do coronavírus, as doses, que têm um longo processo de produção, vêm chegando em cotas menores.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra