Você sabia que em 14 de fevereiro se comemorou o Dia Mundial da Doação de Livros? Por ser uma data especial, nunca é tarde para lembrar e reunir algumas dicas para introduzir esse hábito em sua casa. Afinal, doar livros antigos ou já lidos é uma ação importante para a comunidade e para o meio ambiente. Sejam livros para crianças, adolescentes ou adultos.
Como bem sabemos, quando uma criança aprende algo e compreende a importância desse ato, passa também a transformar o ambiente em que vive. Se há livros na estante da sua família que já não fazem o mesmo sucesso de antigamente, que tal começar a conversar com seus pimpolhos sobre a importância de doar livros?
Conheça quatro motivos que fazem a doação de livros ser uma ação de cidadania e solidariedade:
1. Incentiva o hábito de ler
Doar aquele exemplar já lido é uma das ações mais bonitas que podemos praticar em nossas casas. Afinal, além de abrirmos espaço para novos livros, contribuímos com a formação de novos leitores. Ou seja, se a criança já cresceu ou não se interessa mais por um ou outro livro infantil, doe. Livro parado na estante não faz novo leitor. Sabemos que o nosso país é muito desigual em relação ao acesso à cultura e à informação, e que, às vezes, para ter um livro se abre mão de coisas igualmente importantes.
Portanto, a doação de livros é mais do que um gesto de afeto, é uma ação social. Quanto mais cedo passamos a discutir esse tema em nossas casas, mais cedo nossas crianças aprendem a lidar com os sentimentos de posse. A doação de livros é uma forma de compartilhar conhecimento e levar a experiência da leitura para mais crianças.
2. Consumidor mais consciente
Reduzir o consumo é uma das grandes missões que as gerações atuais e futuras terão de encarar. Sobretudo, porque muitas vezes comprar algo novo também diz respeito a consumir algum recurso natural, por exemplo. Pode ser que suas crianças nem experimentem, de forma mais intensa, as crises que nosso planeta enfrentará. Mas, quanto mais cedo pudermos fazer algo para que as próximas gerações tenham condições de desfrutar do mundo, melhor. Então, que tal conversar com seu pequeno leitor ou leitora sobre a origem do papel ou sobre como ele é produzido?
3. Oportunidades de leitura
Os livros são muito importantes para o desenvolvimento infantil. Disso, as famílias leitoras do Clube Leiturinha, o primeiro e maior clube de assinatura de livros infantis da América Latina, já sabem. No entanto, por quanto tempo um livrinho fica na cabeceira de uma criança? Certamente, não por muitos anos.
Dessa forma, incentivar as crianças a pensar nessa questão da “vida útil” de um livro é muito importante. Rapidamente, elas irão perceber que nem todos os seus livrinhos preferidos de ontem seguem sendo os preferidos de hoje.
4. Ato de cidadania
Quando nosso(a) filhote(a) aprende a compartilhar, um mundo todo se abre para eles. Isso porque doar também é um hábito fundamental para a prática da cidadania.
É possível doar livros a um(a) amigo(a), primo(a) ou vizinho(a), para escolas, comunidades mais vulneráveis, hospitais, instituições infantis e muito mais. Nesse sentido, é possível incentivar a criação de bibliotecas para as crianças do seu bairro, por exemplo. Lembre-se de que a educação é um dos primeiros passos para um mundo melhor. Por isso, que tal estimular o aprendizado e a diversão de muitas outras crianças por meio da doação de livros?
(Fonte: leiturinha.com.br/blog/)
Deixe o seu comentário