O Dia das Crianças é uma data superespecial para os pequenos. Além de ganhar presentes e agrados, é um momento dedicado a uma maior interação entre as crianças e os adultos, a uma maior conexão com a família e adicionar novas lembranças que vão se tornando inesquecíveis à medida que o tempo passa.
Comemorada em 12 de outubro em todo o Brasil, a data surgiu em 1924 e caiu nas graças da população, tornando-se uma espécie de homenagem à criançada e a toda a magia presente nessa fase da vida. Diferentemente de algumas datas comemorativas no calendário, o Dia das Crianças não foi importado de outros países. Na verdade, o Brasil foi pioneiro ao criar um dia dedicado a celebrar e homenagear a garotada.
Tudo começou em 1923, durante o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho (Nova Friburgo-RJ) idealizou a criação de uma data nacional específica dedicada à infância. Dessa forma, o presidente da República, Arthur Bernardes — por meio do decreto n.º 4.867, de 5 de novembro de 1924, oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças.
A escolha da data coincide com o dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida — a Padroeira do Brasil, e com a descoberta das Américas, por Cristóvão Colombo.
Apesar de ter sido oficializado em 1924, o Dia das Crianças demorou para se popularizar no Brasil. Na verdade, a data só alcançou os quatro cantos do país em 1955, quando a marca de brinquedos Estrela aproveitou a comemoração para lançar a campanha publicitária intitulada “Semana do Bebê Robusto”, para promover a venda de uma linha de bonecas com o mesmo nome.
E assim, ao longo dos anos, mais empresas foram aderindo para alavancar as vendas. Consolidada como uma boa oportunidade para os negócios, com a compra de brinquedos e demais acessórios, a ideia evoluiu para promoções exclusivas durante a “Semana das Crianças”.
A comemoração em outros países
A ONU reconhece o Dia Universal das Crianças em 20 de novembro, coincidindo com a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entretanto, alguns países comemoram em outras datas, como é o caso do Brasil. Confira outros exemplos a seguir:
Japão: É comemorado duas vezes ao ano, um dia para meninas e outro para meninos. Em 3 de março tem a comemoração das meninas com exposição de bonecas; e no dia 5 de maio é a vez dos meninos, com exposição de capacetes de guerra desejando que os pequenos sejam fortes.
Congo, Camarões e Gabão: Nesses países da África Central, a celebração é em 25 de dezembro, junto com o Natal. Assim, a data homenageia as crianças de todo o mundo.
Portugal: A cultura cristã neste país é muito forte, por isso o Dia das Crianças é comemorado em 1° de junho, seguindo o mês que homenageia Maria, mãe de Jesus. As escolas e as cidades organizam atividades infantis para as crianças festejarem.
Diversão para toda a família
Passeio ao ar livre: Que tal aproveitar a data e fazer um passeio no parque de sua cidade, fazer um piquenique, bater uma bolinha, andar de bicicleta? Dá para passar o dia inteiro se divertindo a valer!
Cinema em casa: Se a ideia for ficar em casa, um cineminha vai bem! Prepare a pipoca e as bebidas, escolha o filme e acomode toda a família no sofá. Por ser uma ocasião especial, vale optar por um longa que homenageie a infância, como: Menino Maluquinho; Rio; Turma da Mônica; Tainá; Detetives do Prédio Azul; Peter Pan; Toy Story; A Fantástica Fábrica de Chocolate; O Pequeno Stuart Little, e muitos outros.
Contação de história: Fazer uma roda de contação de histórias também é uma boa alternativa. Peça para a garotada escolher os livros favoritos e faça todos participarem da narração. Se quiser incrementar, vale incluir um teatro de fantoches para reproduzir os acontecimentos.
Caça ao presente: Se vai presentear os pequenos, fazer uma caça ao presente garante diversão extra. A ideia é esconder os brinquedos e objetos, elaborar pistas e deixar a criançada procurar.
Então, ative seu #ModoBrincar e garanta diversão para toda a família. A infância é uma das fases mais prazerosas da vida, em que todas as coisas são novidades e tudo é possível. Por isso, não deixe passar em branco essa data especial, embarque na diversão e celebre o Dia das Crianças ao lado de quem mais ama.
Deixe o seu comentário