Divergência entre autoridades sobre quarentena deixa população confusa

Witzel se diz "estarrecido" com mudança de orientação de Mandetta; Guedes sinaliza ajuda ao estado via leilão da Cedae
quinta-feira, 26 de março de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Enfermeiros na linha de frente do coronavírus (Reprodução da web)
Enfermeiros na linha de frente do coronavírus (Reprodução da web)

 

O governador  Wilson Witzel reiterou nesta quinta-feira, 26, que o isolamento social é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e da Secretaria estadual de Saúde. Witzel disse ter ficado estarrecido com a repentina mudança de postura de Mandetta, que, nas palavras do governador “se alinhou ao posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, insinuando que era preciso começar a liberar as pessoas (da quartentena em prevenção a propagação do coronavírus)”.

"Da noite para o dia vejo o ministro da Saúde, autoridade máxima no setor, mudar de opinião e dizer que começamos o isolamento cedo demais, critica a quarentena e lava suas mãos, indo na mesma fala do presidente. Estou estarrecido com a politização de uma situação tão grave como essa. Esse novo posicionamento do ministro Mandetta deixa a sociedade zonza e sem saber o que fazer. Fico em casa ou não fico em casa? Isso é inadmissível porque o ministro mudou totalmente sua visão sobre o isolamento, contrariando a recomendação da OMS. Isso é hora de fazer política?",  disse Witzel.

Ele disse ainda que espera que o governo federal apresente até a próxima segunda-feira, 30, ações concretas para ajudar a economia do Estado do Rio durante o período de restrições em vigor por conta do Covid-19.

Em reunião via teleconferência, ocorrida na última quarta-feira, 25, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sinalizou que anteciparia recursos do leilão da Cedae para o Rio de Janeiro e voltou a orientar os cidadãos quanto à quarentena.

“Reafirmo nossa responsabilidade, baseado nas orientações do ministro da Saúde, da OMS, dos especialista e do meu secretário de Saúde, que é para ficar em casa, que é necessário o isolamento social, que o mundo inteiro está fazendo. A Itália não fez e agora chora seus mortos”, alertou Witzel.

Em relação à avaliação da curva do coronavírus, o governador confirmou que no próximo dia 4 de abril fará uma avaliação da incidência de casos da doença no estado, sob análise do secretário de Saúde, Edmar Santos, para estabelecer quais medidas adotar nas semanas seguintes.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | conavirus