Diocese orienta fiéis a não comemorarem Corpus Christi no modo tradicional

Confecção de tapetes de sal, missa campal e procissões estão proibidas, mas Igreja pede casas decoradas com enfeites
sábado, 16 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A confecção de tapetes de sal levou multidão às ruas no ano passado (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A confecção de tapetes de sal levou multidão às ruas no ano passado (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Seguindo as recomendações de isolamento social, para não provocar aglomeração e pensando na a saúde dos friburguenses, Dom Paulo Antônio De Conto, administrador da Diocese de Nova Friburgo, orienta as comunidades a não comemorar a Solenidade de Corpus Christi, no próximo 11 de junho, nos moldes como vem sendo feito até então: confecção dos tapetes pelas ruas das cidades, Santa Missa campal e procissão com o Santíssimo Sacramento.

A Santa Missa deverá ser celebrada conforme vem sem do realizada: sem a presença dos fiéis no templo e transmitidas ao vivo por meio das redes sociais.

Em espírito de fé e esperança, poderá ser realizado por todas as paróquias da Diocese o translado do Santíssimo Sacramento com o auxílio de um veículo e o devido zelo com Jesus Eucarístico, em meio a cânticos e orações propícias. Contudo, é importante os presbíteros contactarem as autoridades de seu município e obterem o devido consentimento para a realização deste momento.

O percurso deverá acontecer nos arredores das comunidades paroquiais. O sacerdote, o condutor do veículo e as demais, porém poucas, pessoas envolvidas, deverão utilizar máscaras de proteção.

Neste ano, não poderemos ornar as ruas de nossas cidades com aqueles belos tapetes de sal, um colorido que nos remete à vida nova que emana da Eucaristia. Mas as famílias são convidadas a adornar suas casas enfeitando suas janelas e portões, dispondo de um pequeno altar com uma toalha branca, vela, crucifixo e flores, aguardando em devota oração Jesus Eucarístico passar.

A Diocese de Nova Friburgo posteriormente divulgará qual programação será presidida pelo Administrador Apostólico, Dom Paulo Antônio De Conto, e transmitida por meio da página oficial no Facebook (facebook.com/diocesedenovafriburgo).

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra