Dicas para manter seu coração saudável

Reduzir o estresse, praticar atividades físicas e ir ao médico regularmente são algumas delas
sábado, 02 de outubro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Freepik/Pexels)
(Fotos: Freepik/Pexels)

Manter um coração saudável é uma forma de prevenção contra as doenças cardiovasculares que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é responsável por 30% dos óbitos em todo o país. Celebrado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração é uma data que serve de alerta e conscientização sobre a importância de manter hábitos saudáveis para garantir o bom funcionamento do coração. Para ajudar na prevenção, separamos algumas recomendações importantes. Confira:

Reduza o estresse
O estresse provoca uma série de alterações no organismo, contribuindo para o surgimento de diversas patologias, como o aumento da pressão arterial, decorrente da descarga de adrenalina. Tenha atividades de lazer, que possam trazer bem-estar e reduzir a tensão. 

Alimentação saudável
Priorize alimentos naturais, frutas, legumes, verduras, carnes magras, grãos e cereais. Evite produtos industrializados, fast foods e alimentos ricos em gordura que resultam na obstrução das artérias. Use o sal com moderação, pois ele eleva a pressão arterial.

Evite o cigarro e consumo de bebidas alcoólicas
O álcool causa danos às células do coração, aumenta as chances para doenças cardiovasculares (infarto e insuficiência cardíaca). Já o tabagismo contribui para o estreitamento das artérias e para a elevação da pressão arterial.

Controle o peso
Estar acima do peso contribui para desencadear diversas doenças cardiovasculares, como hipertensão e colesterol alto. Leve sua alimentação a sério e saia do sedentarismo.

Faça atividades físicas
É uma forma de prevenir e promover mais qualidade de vida ao coração. A indicação são os exercícios aeróbicos, no mínimo três vezes por semana, como corrida, caminhada, ciclismo, natação e dança. É importante consultar o médico para mais orientações sobre a atividade mais adequada para você.

Realize acompanhamento médico
Realize o check-up anual, controle a pressão arterial com uma periodicidade maior, principalmente quando se tem histórico de doenças cardiovasculares na família. Para quem é hipertenso, a recomendação é realizar a verificação a cada três meses, ou de acordo com a orientação do cardiologista.

 

LEIA MAIS

Estudos recentes mostram associações da doença causada pelo novo coronavírus com processos inflamatórios que podem atingir o coração

Com medo de pegar Covid-19, muitos estão deixando de cuidar do coração

Estudo com 15 mil pessoas no Brasil aponta associação entre problemas psiquiátricos e doenças vasculares

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra