Uma árvore que foge do quintal, formas para lidar com os sentimentos, autorreconhecimento para combater o racismo e o preconceito, contato com a ancestralidade de diversos povos, capacidade para conviver com o diverso.
Livros infantis que abordam temas sensíveis e complexos apresentados de forma simples e em linguagem atrativa ganham espaço entre as editoras e no coração das crianças.
São muitas as alternativas e novidades para jovens leitores tomarem o gosto pelo velho hábito da leitura, seja ao longo do processo de alfabetização ou nos anos seguintes ao aprendizado das letras. Do respeito ao meio ambiente, passando pela valorização da cultura e pelo desenvolvimento da empatia e a autoestima, títulos de autoras e autores tornam-se clássicos, envolvendo e encantando pais e filhos.
Nos caminhos surpreendentes da leitura só não há como perder a emoção trazida por histórias que merecem ser conhecidas por gerações. Confira algumas sugestões abaixo:
A Árvore que Fugiu do Quintal
Alvaro Ottoni
Quem senão a própria árvore para nos contar sua emocionante saga pela sobrevivência diante do avanço desenfreado das cidades que ameaça derrubá-la? Fugindo do mar de concreto, a protagonista sai correndo para a montanha. Este livro já virou peça de teatro e referência na literatura juvenil envolvendo a temática ambiental.
//////////////////////////////////
Da Minha Janela
Otávio Júnior
Cores, traços, pessoas, animais, objetos. O narrador descreve cada situação que enxerga desde sua janela numa favela do Rio, cada uma com algum ensinamento a trazer. Quantas coisas incríveis podemos descobrir quando abrimos uma janela e prestamos um pouco de atenção ao mundo que nos cerca? O livro foi vencedor do prêmio Jabuti em 2020 na categoria infantil.
////////////////////////////////////////////
Minha Mãe É Negra Sim!
Patricia Santana
A história retrata o momento em que o garoto Eno é levado a se perguntar sobre sua origem e se depara com situações de racismo. Apesar da tristeza o personagem busca por diferentes meios saber o que significa aquele momento, tendo uma conversa decisiva e emocionante com seu sábio avô. Ilustrações de Hyvanildo Leite, indicado para crianças de 6 a 8 anos.
//////////////////////////////////
Somos Todos Extraordinários
R.J. Palacio
Um menino de dez anos com uma grave deformidade facial começa a frequentar a escola pela primeira vez. A história de superação, amizade e amor do pequeno Auggie Pullman ganha edição dirigida ao público infantil em versão ilustrada e com a poderosa mensagem de inclusão e gentileza exprimida pela obra. Indicado para crianças de 3 a 5 anos.
////////////////////////////////
Kabá Darebu
Daniel Munduruku
A sabedoria e os conhecimentos de um dos povos originários presentes no país está representado no livro com ilustrações de Maté. O menino indígena Kabá Darebu é quem se encarrega de narrar as experiências e as maneiras de viver dos Munduruku ressaltando o contato íntimo com a natureza, os rios, os pássaros, a lua, as estrelas. Indicado para crianças de 5 a 8 anos.
///////////////////////////////
O Pássaro Encantado
Eliane Potiguara
O livro fala sobre a poderosa e mágica figura de uma avó que carrega consigo inúmeras histórias vivas dentro de si, ressaltando a importância dos mais velhos dentro da cultura ancestral dos povos indígenas. O valor dos costumes, da memória, da sabedoria e do afeto permeiam as páginas, ilustradas por Aline Abreu. Indicado para crianças de 5 a 8 anos.
///////////////////////////////
O Monstro que Adorava Ler
Lili Chartrand
Um inusitado encontro que muda a vida e o humor do monstro assustador que vira um contumaz leitor. O acontecimento se dá depois que o protagonista se depara com um estranho objeto, um livro, à beira da floresta encantada onde vive. A obra destaca de maneira leve o poder da leitura e a magia da escrita, não só para os monstros. (*Colaboração para UOL)
Deixe o seu comentário