Dicas de filmes sobre jazz e dança

sexta-feira, 29 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Dicas de filmes sobre jazz e dança

O cinema, a chamada sétima arte, destaca-se por apresentar em suas obras uma combinação entre os principais elementos que compõem as seis artes que o precedem: a pintura, a escultura, a literatura, o teatro, a dança e a música. Por sua vez, a dança e a música, quando reunidas e desfrutando de maior protagonismo nos filmes, tornaram-se, praticamente, sinônimo de um dos gêneros mais marcantes da indústria cinematográfica: o musical. De uma lista interminável de grandes clássicos aos mais recentes, destacamos as seguintes produções: 

  • CABARET

Na Berlim de 1933, a cantora americana Sally Bowles se transforma em atração no Kit Kat Club. Sua vida, carreira e amores se desenvolvem paralelamente à ascensão do nazismo, enquanto ela se envolve ao mesmo tempo com um professor de inglês e um nobre alemão. Drama musical, lançado em 1972, dirigido por Bob Fosse, com Liza Minnelli, músicas de Ralph Burns, Fred Ebb e John Kander.

  • ALL THAT JAZZ

Quando não está planejando seu novo musical ou trabalhando na produção de seu filme, o coreógrafo e diretor Joe Gideon está tomando pílulas e dormindo com uma fila infinita de mulheres. O stress mental e físico começa a afetar Joe, que agora tem que tomar uma decisão sobre o seu arriscado estilo de vida. O filme é uma semi-autobiografia escrita e dirigida pelo lendário Bob Fosse, interpretado por Roy Scheider. Drama musical, lançado em 1979, música composta por Ralph Burns, parceiro de Fosse em diversas produções.

  • ROUND MIDNIGHT

Na década de 1950, Dale Turner, um músico negro, saxofonista talentoso e alcoólatra, deixa Nova York e sua família, mudando-se para Paris. Lá, ele toca para um público amante de jazz sem ser julgado por sua raça, com a perspectiva de envelhecer em paz. Mas, sem a intenção de se afastar de seus vícios, Dale vai se desviando do caminho pretendido. No entanto, um fã francês o “adota” e tenta ajudá-lo a combater o alcoolismo, inspirando tanto Dale quanto sua música. Dirigido por Bertrand Tavernier, lançado em 1986, o protagonista é o músico de jazz americano Dexter Gordon. O prestigiado ator François Cluzet (que interpreta o fã), é mundialmente conhecido pelo papel do tetraplégico rico no sucesso internacional Intouchables (Intocáveis). Tem ainda a participação preciosa de Herbie Hancock, que assina a trilha sonora.

  • CHICAGO

    Velma, a sensação de um clube noturno, assassina seu marido mulherengo. Então Billy Flyn, o advogado mais esperto de Chicago, é escolhido para defendê-la. A cantora novata Roxie acaba na prisão por matar seu namorado, e Billy também pega seu caso, transformando tudo em um circo da mídia. Agora, elas disputam entre si o topo do estrelato. Musical comédia dramática, dirigido e coreografado por Rob Marshall, com roteiro de Bill Condon. Lançado em 2002. Elenco: Catherine Zeta-Jones, Richard Gere e Renée Zellweger. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: