Dia Nacional do Jornalista

Da habilidade para a comunicação, do interesse pela informação e da natural curiosidade
sexta-feira, 05 de abril de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

A data que homenageia os profissionais da comunicação foi instituída em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Vários critérios históricos foram levados em consideração para a escolha da data. Cem anos antes, no dia 7 de abril, por exemplo, D. Pedro I abdicou do trono no Brasil. O imperador foi um dos maiores opositores do jornalista Líbero Badaró, que foi assassinado em novembro de 1830, por inimigos políticos. 

Com o aumento da violência e intolerância do povo e políticos contrários, em 1831 D. Pedro I resolveu abdicar do trono nos meses seguintes à morte do jornalista. Badaró era dono do jornal Observador Constitucional, lutava pela independência do Brasil e defendia a liberdade do povo. Em 1908 foi criada a ABI, e em 1931, a presente data que homenageia os profissionais da imprensa.

Áreas de atuação

Uma das principais características de quem escolhe o curso de jornalismo é a habilidade para a comunicação, o interesse pela informação e uma natural curiosidade. Muitos também têm preferências por certos setores e acabam se especializando após concluir o curso, em áreas como cultura, economia, esporte, tecnologia, educação, política, entretenimento. Veja as principais funções da carreira jornalística:

  • Repórter — Os jornalistas que trabalham como repórteres são os mais interessados em buscar histórias para narrar ou informar sobre um fato. Esses profissionais devem ter grande responsabilidade ao checar as fontes oficiais e passar a notícia de forma clara e segura para o público. Atuam na televisão, portais impressos e digitais e rádio.

  • Âncora — Os apresentadores de programas de TV e rádio, os chamados âncoras, geralmente são os mais conhecidos do público. Eles precisam ter facilidade para falar em público e capacidade de improviso, pois muitos telejornais são ao vivo. Os apresentadores também podem ser os editores do programa, trabalhando na produção e escolhendo as notícias mais relevantes para o espectador.

  • Assessoria — Muitos preferem trabalhar com a imagem de uma empresa, instituição, marca ou pessoa pública. Geralmente, os assessores de imprensa têm a missão de ajudar o seu assessorado a interagir com seu público. Também têm a função de levar seus interesses à imprensa e cuidar da imagem em momentos de crise.

  • Fotojornalismo — Unir a informação com a paixão pela imagem também é uma opção para alguns jornalistas. Eles são especialistas em captar imagens que podem entrar para a história, construindo informações por meio das lentes de suas câmeras. No curso de graduação, há a disciplina de fotojornalismo, que ensina as técnicas para quem quer seguir na área.

  • Webjornalismo — Grande parte destes profissionais atua na área de web, produzindo conteúdos para a internet. Além de técnicas do jornalismo, o webjornalista também tem algum conhecimento em programação, edição de imagens e otimização de páginas para mecanismos de buscas (Search Engine Optimization — SEO). Muitas técnicas para a produção de texto digital ainda não são estudadas na faculdade, mas como a área está em constante evolução, há muitos cursos de especialização no mercado.

  • Social media — O crescimento das redes sociais trouxe a necessidade de um profissional especialista em conteúdo para esse meio. O social media ou profissional de mídias sociais alimenta perfis de redes sociais com textos, imagens e vídeos, o que exige domínio de várias técnicas. Esse jornalista também precisa ser ágil e atualizado, para atender a demanda do público pela informação imediata.

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