Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil: os sintomas de alerta

Apesar da gravidade, com o avanço da medicina cerca de 80% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil: os sintomas de alerta

Neste sábado, 15, as atenções se voltam para o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil. A cada ano, cerca de 12 mil novos casos são diagnosticados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A maioria envolve crianças de 4 a 5 anos de idade. A boa notícia é que, apesar de ser uma doença grave, com o avanço da medicina cerca de 80% das crianças e adolescentes com a doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. Daí a importância do pediatra.

Os sintomas de alerta são: palidez, hematomas, sangramentos, dor óssea, caroços ou inchaços, perda de peso inexplicável, sudorese noturna, tosse persistente, alterações oculares como estrabismo recente ou perda da visão, inchaço abdominal, dores de cabeça, vômitos persistentes.

Leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas são os tipos de cânceres infantis mais comuns. Esses e os demais tumores que aparecem nas crianças  têm uma característica em comum: não são tão previsíveis como os cânceres mais frequentes em adultos, a exemplo do câncer de pulmão, que na maior parte dos casos, surge em decorrência do tabagismo.

Atualmente, a arma mais importante contra o câncer infantil é a quimioterapia. Outra boa notícia: as crianças respondem melhor a esse tratamento que os adultos. 

Fonte: Erika Braz, Blog da Saúde do Ministério da Saúde

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde