Uma ação da Subsecretaria Municipal do Bem-Estar Animal (Ssubea), que é vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semmadus), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do 11ºBPM, resultou na prisão em flagrante do tutor de um cachorro da raça pitbull, por maus tratos, na noite da última terça-feira, 17, no bairro Vila Guarani. Essa foi a oitava detenção pelo mesmo motivo em Nova Friburgo (sendo quatro apenas em 2024).
Elisângela Rodrigues, titular da Ssubea, informou que três testemunhas fizeram a denúncia, acompanhada de vídeos que constataram os maus-tratos ao animal. As imagens mostram o cão sendo agredido violentamente com o que parecia ser um cinto. Chegando à residência do suspeito, o mesmo autorizou a entrada das equipes, momento em que foi possível constatar a veracidade da denúncia.
De acordo com o laudo veterinário emitido pela Ssubea, o cão, de aproximadamente nove anos, estava em “evidente estado de sofrimento”, como “lesões pelo corpo, algumas recentes e outras em processo de cicatrização, o que sugere episódios recorrentes de agressão”. Apesar de bastante dócil e sem sinais de agressividade, o animal apresentava tremores, indicando medo ou estresse.
Ainda segundo aponta o laudo veterinário, “o quadro observado demonstra sofrimento físico e psicológico, decorrente de agressões frequentes e negligência nos cuidados básicos”. Diante das evidências encontradas no local, o tutor do animal foi detido e encaminhado à 151ªDP, onde o caso foi registrado. Já o cachorro vítima de maus-tratos será encaminhado para uma clínica para receber assistência veterinária às custas do infrator e, em seguida, será colocado para adoção responsável.
Denúncias de maus-tratos a animais em Nova Friburgo devem ser feitas na Ssubea, que funciona na antiga Rodoviária Leopoldina, na Avenida Alberto Braune, 223, ao lado da prefeitura
Deixe o seu comentário