Descartado caso suspeito de coronavírus no Estado do Rio

Ainda há oito situações sendo investigadas pelo Ministério da Saúde, em outros cinco estados. OMS decreta emergência
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Proteção na China (Reprodução da web)
Proteção na China (Reprodução da web)

Foi descartado na noite desta quarta-feira, 29, o único caso, até agora, suspeito de coronavírus no estado do Rio de Janeiro. A Secretaria estadual de Saúde não divulgou  o local onde o paciente estava internado nem para qual local da China ele teria viajado.

De acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, eram nove casos suspeitos de coronavírus sendo monitorados no país: este no Rio, três em São Paulo, dois em Santa Catarina e Minas Gerais, Paraná e Ceará, cada um com um caso.

O Ministério da Saúde informou, segundo o jornal Extra, que todos os pacientes apresentaram sintomas que se enquadram na definição atual da Organização Mundial da Saúde (OMS), como febre e pelo menos um sinal respiratório, e estiveram na China, onde a contaminação começou. Ao todo, o ministério recebeu 33 notificações, mas somente nove foram confirmadas como suspeitas de coronavírus.

Segundo o protocolo do Ministério de Saúde, os casos suspeitos graves serão encaminhados a um hospital de referência do estado. A lista dessas unidades ainda será divulgada pela pasta. O Ministério da Saúde também informou que será publicado nesta quinta-feira, 30, um decreto que recria um grupo interministerial para emergência de saúde pública. Ele tinha sido criado em 2005 para a preparação de uma pandemia de gripe, mas depois foi desativado. Segundo a pasta, na prática, a equipe já está funcionando.

Os casos divulgados pelo Ministério da Saúde são de pessoas que apresentaram febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar. Eles se enquadram na atual definição de caso suspeito para o nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, para ser considerado um caso suspeito, é preciso que a pessoa tenha estado na China nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas. Anteriormente, o Ministério da Saúde levava em conta pessoas vindas de duas províncias chinesas com transmissão local. Agora, está considerando todo o país.

Emergência de saúde pública internacional 

Nesta quinta-feira, 30, em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência de saúde pública de interesse internacional por conta do surto do coronavírus, que já deixou 170 mortos na China e 8.100 infectados. É a sexta vez que a entidade aciona o dispositivo desde a criação do mecanismo, em 2005.

Há uma semana, pesquisadores haviam decidido que "não era hora" de declarar o coronavírus como emergência global. Na ocasião, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, admitiu que houve uma divisão no painel de 16 especialistas independentes formado para analisar o avanço do coronavírus. O encontro chegou a ser prolongado por falta de consenso. Dessa vez, a OMS entendeu que a conjuntura da disseminação do coronavírus dentro e fora na China justifica a nova medida.

Fontes: jornais Extra e O Globo

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde