DER-RJ se manifesta sobre interdição da Serramar, mas não dá prazo para reabertura

Em nota, departamento recomenda aos motoristas a não passarem pelo desvio provisório feito por moradores da região por questão de segurança
quarta-feira, 15 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
DER-RJ se manifesta sobre interdição da Serramar, mas não dá prazo para reabertura

Após o fechamento da edição de A VOZ DA SERRA, desta quarta-feira, 15, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) respondeu às perguntas enviadas pelo jornal na última segunda-feira, 13, sobre a situação da rodovia RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), a conhecida Estrada Serramar, interditada para o trânsito de veículos desde o último dia 3 devido ao deslizamento de uma grande encosta que obstruiu as duas pistas da estrada na altura da localidade de Cascata, no distrito de Lumiar.

Segundo a nota enviada, “o DER-RJ informa que as equipes do órgão estão trabalhando desde o dia 3 na estabilização da encosta na RJ-142 e que, desde o início desta semana, iniciou os estudos de sondagem e de topografia para uma melhor avaliação da estabilidade da encosta”.

A nota, no entanto, não informa se há uma previsão de quando a pista será novamente liberada ao tráfego de veículos. Cabe ressaltar que a RJ-142 é um importante eixo rodoviário que faz a ligação de Nova Friburgo com a Região dos Lagos, bastante utilizada por motoristas todos os dias, inclusive para o escoamento da produção rural existente na localidade de Cascata.

Com o intuito de facilitar os motoristas, moradores da região fizeram um desvio provisório, estreito, apenas para carros de passeio e motos. No entanto, o trecho é arriscado e um caminhão que insistiu em passar pelo desvio improvisado acabou atolando na terça-feira, 14, e precisou ser rebocado por um trator para liberar novamente a passagem.

O DER-RJ não recomenda aos motoristas a passarem por esse desvio provisório, orientando a todos que utilizem a RJ-116 ou a BR-101. Ainda de acordo com a nota enviada o departamento esclarece também que “até o final desta semana, engenheiros do DER-RJ, autorizados pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), começarão a atuar no desvio feito ilegalmente por moradores, melhorando e aumentando as condições de trafegabilidade do local, com acesso até para caminhões”.

Meia pista

Já sobre o trecho da RJ-142, próximo ao acesso do Encontro dos Rios, no distrito de Lumiar, onde uma imensa cratera se abriu e engoliu parte da pista após um temporal na noite de 12 de fevereiro, o departamento informa que “somente após serem concluídos os estudos de sondagem e topografia, será feito um projeto definitivo no trecho onde aconteceu a erosão na RJ-142 e liberado o tráfego. A prioridade do DER-RJ continua sendo a segurança dos usuários”.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra