Defensoria Pública constata falta de medicamentos e sabão no Raul Sertã

Secretaria de Saúde informou que já fez as compras e aguarda entregas
sexta-feira, 26 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

Membros da Defensoria Pública estadual em Nova Friburgo fizeram uma vistoria nesta sexta-feira, 26, no Hospital Municipal Raul Sertã e não gostaram do que viram.

A equipe constatou que itens básicos, como medicamentos utilizados no processo de intubação de pacientes e até mesmo sabão e papel toalha, indispensáveis nestes tempos de pandemia, estavam em falta.  

A Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que tanto o sabão, como o papel toalha já foram objetos recentemente de compras emergenciais com pagamento já feito à fornecedora no último dia 18 e entrega prevista no início da próxima semana.

A prefeitura também informou que com relação aos medicamentos para intubação, os mesmos já foram adquiridos através de licitação e está aguardando a entrega.

A Secretaria esclarece ainda que devido a pandemia e a grande demanda por esses itens, a pronta entrega pelos fornecedores está dificultada.

A pasta reforçou também que o hospital, no entanto, não está desabastecido desse itens para o atendimento a pacientes com a Covid-19.  

Na inspeção, a Defensoria também questionou qual o total real de leitos exclusivos para Covid no hospital municipal.

A Secretaria de Saúde respondeu que possui dez leitos de UTI e outros oito semi intensivos que não são lançados nos boletins diários que mostram o status da pandemia no município, por isso é que nestes boletins não constam o total de 18 leitos de UTI para pacientes com Covid no HRS. 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra